O trabalho que o Consórcio PCJ está realizando há 24 anos nas Bacias PCJ e o prestígio internacional da entidade chegou ao Presidente da França, François Hollande. Em ofício endereçado ao Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, Hollande agradeceu o envio do Informativo Água Viva em francês, intitulado “Eau Vivante”, e ficou extremamente interessado no trabalho que a entidade realiza na gestão de recursos hídricos e da cooperação técnica entre a Agência francesa de Água Loire Bretagne e a entidade.
O ofício foi enviado pela chefe de gabinete do presidente francês, Isabelle Sima, que informou ainda que Hollande determinou o encaminhamento do “Informativo Eau Vivante” ao Ministro de Relações Exteriores, Laurent Fabius, e ao ministro da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, Philippe Martin, para se interarem das ações e parcerias do Consórcio PCJ com a Agência Loire Bretagne.
O “Informativo Eau Vivante” foi uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ com o objetivo de divulgar em terras francesas a parceria e irmandade que a entidade mantém com a França há mais de 20 anos, como também promover a Cooperação Técnica com Agência Loire Bretagne, firmado desde 2006.
Um exemplo das contribuições francesas é o projeto Semana da Água que o Consócio PCJ promove desde 1994, seguindo o modelo do programa francês Classe D’Eau. No primeiro semestre do ano são realizadas capacitações e atividades com educadores e no segundo semestre essas atividades são trabalhadas com os alunos nas escolas das cidades associadas ao Consórcio PCJ.
O “Informativo Eau Vivante” foi distribuído entre técnicos das Agências de Águas, especialmente a Loire Bretagne, ministros e autoridades do poder público francês. O Informativo foi distribuído também durante a Assembleia Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB 2013), realizado no mês de Agosto, em Fortaleza (CE).
Leia abaixo na íntegra a tradução do ofício enviado pelo Governo Francês ao Presidente do Consórcio PCJ, Reinaldo Nogueira.
Chefe de Gabinete do Presidente da República
Sr. Presidente,
O Presidente da República Francesa recebeu a correspondência enviada ao seu endereço e me confiou a tarefa de responder.
Posso assegurar-lhe que foi observado com interesse a sua abordagem sobre a gestão da água no Estado de São Paulo e da cooperação entre Brasil e França neste campo.
A este respeito, ele não deixou de enviar sua correspondência ao Sr. Laurent Fabius, Ministro dos Negócios Estrangeiros, e Philippe Martin, Ministro da Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, para considerarem os pontos suscitados pelo senhor.
Queira aceitar, Senhor Presidente, os protestos da minha mais elevada consideração.
Isabelle Sima
Sr. Presidente,