Presidente Reinaldo Nogueira lança pedra fundamental da barragem no Rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, lança oficialmente a pedra fundamental da Barragem do Rio Capivari-Mirim, que cruza o município, amanhã, dia três de julho, a partir das 9h.  A Barragem, orçada em R$ 24,5 milhões, com prazo de execução de dois anos, será construída no Bairro Mirim, 300 metros acima da atual captação do SAAE, dando origem a um lago com capacidade para armazenar 880 milhões de litros.

O Rio Capivari-Mirim responde por 38,8% da produção de água de Indaiatuba. Durante os períodos de seca seu volume é bem menor, dificultando ou até mesmo impedindo a captação; problema que será resolvido com a construção da Barragem, que irá regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro.

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,2 milhão de metros quadrados (equivalente a 70% do Parque Ecológico). No local serão plantadas mais de 100 mil árvores.

A Barragem terá 245 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m2). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.

“É uma obra muito aguardada pela população, que muito nos empenhamos para viabilizar, superando todos os entraves para a conquista das licenças ambientais e garantindo o repasse de R$ 12,3 milhões da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), para custear a obra”, explica o prefeito Reinaldo Nogueira,

“Quando o empreendimento estiver concluído, dentro de dois anos, a cidade terá seu patrimônio ambiental ampliado de forma inigualável, e a população poderá desfrutar de um novo local de lazer e passeio, mesmo tratando-se de um lugar reservado, sob os cuidados do SAAE”, diz Nogueira.

Também participará da cerimônia e ao lado do Presidente, o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar. “Estou muito feliz por ter cumprido a missão que me foi dada ao assumir o SAAE, e tornar realidade a construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, o que muitos julgavam improvável, ou até mesmo impossível”, afirma o superintende da autarquia. “Só temos motivos para comemorar, e agradecer a todos os envolvidos no projeto e agradecer principalmente à população indaiatubana, a maior beneficiada, que confiou na seriedade de nossa atuação”, finaliza o superintendente do SAAE.

Programa de Ampliação da Oferta Hídrica

O Consórcio PCJ, desde 2011, vem incentivando entre os municípios a construção de barragens municipais como forma de reduzir a dependência dos principais rios da bacia, já bastante comprometidos pelos abastecimentos público, industrial e agrícola. Deste modo, a entidade criou o Programa de Ampliação da Oferta Hídrica para auxiliar as cidades com interesse em construção de reservatórios municipais e está em fase de finalização uma apostila com orientações técnicas para empreendimentos dessa natureza, que deverá ser lançada na próxima reunião do Conselho de Consorciados, prevista para ser realizada no mês de agosto de 2013.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ com o apoio da Assessoria de Comunicação SAAE/Indaiatuba

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo