PRESIDENTE ELEITO DO CONSÓRCIO PCJ, REINALDO NOGUEIRA, DESCERÁ O RIO JUNDIAÍ NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o Presidente eleito do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, irá descer o Rio Jundiaí, percorrendo um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, entre Itaici e o Bairro Pimenta, em um bote inflável do Corpo de Bombeiros. A saída está marcada para as 9h, em frente à antiga Estação Ferroviária de Itaici.  

Acompanham o prefeito nessa aventura o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, o gerente da Agência Ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), de Jundiaí, o biólogo Domenico Tremaroli, e integrantes do Grupo Escoteiro Indaiá. 

Os escoteiros pretendem descer o rio em um caiaque para duas pessoas, de 4,5 metros de comprimento, feito de garrafas pet.

Toda segurança dessa navegação muito especial será feita pelos soldados do 7º GB-Posto de Bombeiros de Indaiatuba, cujo comandante, tenente Luiz Fernando Marucci Baccin, também irá descer o rio com as autoridades, que serão transportadas em três botes. 

De acordo com o prefeito Reinaldo Nogueira, eleito no dia oito de março, Presidente do Consórcio PCJ, comemorar o Dia Mundial da Água dessa forma “é a melhor forma de homenagear e chamar a atenção para a importância do Rio Jundiaí para o nosso município e região”.

No mesmo dia serão soltos no Rio Jundiaí 20 mil alevinos de bagres Jundiá. “De acordo com relatório da Cetesb, atualmente, a qualidade da água do Rio Jundiaí é considerada boa; em vários trechos já é possível constatar novamente a presença do bagre Jundiá, peixe que deu nome ao rio”, informa o superintendente do Saae. “Na língua tupi, Jundiá significa bagre e “y” significa rio”, complementa Gaspar.

No mesmo dia e horário (9h), uma equipe do Controle de Qualidade do Saae, irá realizar análises da água do Rio Jundiaí, utilizando uma sonda que revela de forma imediata os resultados em um visor.

Outra atração do evento será a exibição, em um aquário, de exemplares do bagre Jundiá, para popularizar o peixe que está reconquistando seu habitat natural, em razão do profundo processo de limpeza das águas do Rio Jundiaí, pelas oito cidades em seu curso. 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo