PRESIDENTE ELEITO DO CONSÓRCIO PCJ FESTEJA DIA MUNDIAL DA ÁGUA COM DESCIDA PELO RIO JUNDIAÍ

Foi uma aventura! O Presidente eleito do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, desceu cinco quilômetros do Rio Jundiaí, que cruza o munícipio, num bote inflável do Corpo de Bombeiros, nessa sexta-feira, dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água. O Presidente, ainda, derramou água do Rio Jordão, no Rio Jundiaí, doada pelo padre Francisco Cabral de Vasconcelos (padre Xico), para simbolizar a melhora na qualidade da água do rio. 

O passeio foi compartilhado pelo superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, e pelo gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Jundiaí, Domênico Tremaroli e contou como o apoio e a segurança do Corpo de Bombeiro, cujo comandante, Tenente Baccin, também desceu o rio com as autoridades.

O evento realizado no Bairro Itaici, na cidade de Indaiatuba, diante da antiga estação ferroviária, foi uma iniciativa do superintendente do SAAE, e contou com a participação de mais de uma centena de convidados e autoridades. Representando a equipe do Consórcio PCJ, estiveram o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz e o gerente técnico, Alexandre Vilella.

O prefeito lembrou que seu pai nasceu em uma propriedade nas margens no Rio Jundiaí, e que nele tomava banho, sentindo-se extremamente feliz em ver o rio voltar a ser limpo. Destacou também o trabalho do Consórcio PCJ, do qual ele assumirá o mando de presidente efetivamente a partir do dia primeiro de abril, e o trabalho de despoluição realizado pelas cidades no curso do rio, acima de Indaiatuba.

“Aqui em Indaiatuba nossa preocupação com o meio ambiente é real”, reafirmou Nogueira.

O superintendente do Saae lembrou a importância do Consórcio PCJ na luta pela despoluição e preservação dos rios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, destacando que é possível trazer vida aos rios novamente. 

“Estamos aqui reunidos para um ato simbólico em defesa do Rio Jundiaí, demonstrando que quando há vontade política, tudo é possível, como trazer de volta a vida a este rio tão importante para nossa cidade”, destacou Gaspar. 

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Joaquim Pedroso Alvarenga marcaram presença, assim como escoteiros do Grupo Escoteiro Indaiá, que soltaram 20 mil  alevinos no Rio Jundiaí, que já apresenta marca de 6,7 miligramas de oxigênio; com 2 miligramas de oxigênio já é possível a existência de peixes.

No final do passeio, Reinaldo se mostrou muito satisfeito em navegar pelo rio Jundiaí, afirmando aos jornalistas que o passeio o inspirou a redobrar esforços pela despoluição do Rio Jundiaí e a desenvolver um projeto turístico para sua navegação. Da mesma opinião foram o superintendente do SAAE e o gerente da Cetesb, que destacaram o volume de água do rio, a força da mata ciliar, e a presença de muitos pássaros.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ com o apoio da Assessoria de Comunicação SAAE – Indaiatuba

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo