Presidente do Consórcio PCJ sanciona a lei de combate às enchentes e preservação dos recursos hídricos em Nova Odessa

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, assinou nesta segunda-feira, dia 27, duas leis do pacote de combate às enchentes e preservação dos recursos hídricos de Nova Odessa. As leis, que já foram aprovadas na Câmara e publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial do Município, criam áreas específicas para construção de piscinões e autorizam a elaboração de um plano de macrodrenagem municipal.

 “Temos realizado diferentes ações voltadas ao combate às enchentes e preservação dos recursos hídricos e este é mais um importante passo. Nova Odessa está saindo na frente ao ter uma legislação específica que busca não apenas combater as enchentes com a criação dos piscinões para armazenamento das águas de chuva, mas também por buscar opções para a recarga do lençol freático”, afirmou o prefeito Bill. “As iniciativas a serem implementadas a partir das leis assinadas serão um marco para Nova Odessa”, continuou.

 O prefeito destacou o apoio recebido para viabilizar as ações. “Temos tido apoio de importantes órgãos como o Consórcio PCJ e o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) – dos quais sou presidente -, da agência reguladora Ares PCJ, da Coden (Companhia de Desenvolvimento) e também do Legislativo, com quem temos uma parceria que afirmo ser fundamental”, disse. “Desde 2014 venho debatendo este assunto, em especial com o Vagner Barilon, que defende a causa e foi de extrema importância na elaboração dos estudos que culminaram com o pacote de combate às enchentes. Realizamos os projetos de recuperação das nascentes, iniciamos as ações de recarga do lençol freático e hoje discutimos a criação de piscinões para conter as enchentes”, continuou.

 O vereador também destacou a importância das leis assinadas na manhã desta segunda-feira. “A primeira lei assinada altera o Plano Diretor e vai reservar algumas áreas no município para implantação de piscinões no futuro. São áreas mais baixas e já contempladas para reserva de água de chuva. A segunda lei cria o primeiro plano de drenagem e recarga d’água do município e contempla todo o estudo técnico para fazer as obras nessas áreas que reservamos”, explicou.

Barilon lembrou que o pacote contra enchente conta ainda com outras três leis que estão em análise na Câmara. “Estas leis vão garantir a reserva do dinheiro para realizar as obras. É um tripé: temos o terreno, teremos o estudo e, daqui alguns meses, teremos o dinheiro para as obras”, explicou.

Diretor geral da Ares PCJ, Dalto Fávaro Brochi também destacou a importância das leis. “Esta legislação é um exemplo para os outros municípios”, disse. “Hoje, quando chove, em função da impermeabilização do solo a água chega com uma velocidade muito grande no Ribeirão Quilombo e acaba sendo perdida. Retendo esta água, o Município conseguirá reduzir as enchentes e será ainda possível usufruir desta água, aumentando os níveis do lençol freático”, explicou.

Segundo o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Ricardo Ongaro, com a sanção das leis será possível contratar a empresa que realizará o estudo técnico para a construção dos piscinões e recarga do lençol freático. “Será feito o termo de referência com todas as especificações necessárias para, então, contratar a empresa que realizará este plano”, explicou.

A assinatura das leis de combate às enchentes e preservação dos recursos hídricos do município foi acompanhada pelos vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis e Levi Tosta e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Elvis Ricardo Maurício Garcia. Participaram também o engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani e o economista e administrador Fábio Chagas Orsi, superintendente e secretário executivo do Consimares, respectivamente, e do Consórcio PCJ Jussara Cordeiro Santos (subsecretária executiva) e Lilian Bozzi (assessora jurídica).

Apoio texto e fotos: Assessoria de imprensa da prefeitura de  Nova Odessa

Assinatura leis combate às enchentes e recarga do lençol freático - 27nov17 (2) Assinatura leis combate às enchentes e recarga do lençol freático - 27nov17 (3)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

19 de novembro de 2025

Os ganhadores serão conhecidos durante o Seminário de Avaliação que acontecerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) O…

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

Pular para o conteúdo