Presidente do Consórcio PCJ Inicia Visita a Associados

Na tarde de ontem, o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, realizou uma reunião com o Prefeito de Paulínia-SP, Dixon Carvalho, a respeito de segurança hídrica. O registro de chuvas acima das médias históricas, em pleno mês de maio de 2017, conduz a comemorações e ao mesmo tempo, aguça o instinto de alerta, uma vez que, por estarmos vivendo situação de “Eventos Climáticos Extremos”, tudo pode ocorrer, até mesmo uma estiagem prolongada para o próximo verão.
O Prefeito Bill externou a importância estratégica do município de Paulínia para toda a região, fato que o levou a essa reunião, visando uma maior aproximação com o Consórcio PCJ, e facilitando a implementação de um Plano Preventivo de Contingenciamento aos riscos provocados pela escassez hídrica, possível de ocorrer a qualquer momento nas Bacias PCJ, por ser já caracterizada como região hidrográfica de estresse hídrico crônico.

Foi ressaltado o importante papel desempenhado pelo Consórcio PCJ durante a estiagem de 2014 e 2015, que através de seu programa emergencial “Construindo a Sustentabilidade Hídrica” propiciou, através de medidas não estruturais, chegar a uma redução do consumo regional na ordem de 20%, que associado a outras medidas, permitiu que o setor produtivo industrial, agrícola e o abastecimento público dos municípios fosse mantido, passando-se com o menor sofrimento possível, por essa drástica situação.

Comentou-se sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, que foi oficializada recentemente em 31 de maio de 2017, contando com a participação marcante do Consórcio PCJ, amparado pela consultoria da UNICAMP, permitindo contribuir com a proposta dos Comitês PCJ, que apresenta como destaque a garantia de 10 m³/s no ponto de controle do Rio Atibaia, na captação de Valinhos, para o período de estiagem, com monitoramento por faixas, também, apontado como um ponto positivo para essa renovação, associados ao compromisso da revitalização das regiões das cabeceiras do Sistema Cantareira, pela SABESP, assim como do controle das perdas físicas em sistema públicos de distribuição.

Outro ponto que os prefeitos consideraram positivo, foi a assinatura, pelo Governo do Estado de São Paulo, da autorização para iniciar a licitação para a construção de um reservatório junto ao rio Camanducaia, no município de Amparo – SP e outro no rio Jaguari, no município de Pedreira – SP, que somados poderão ofertar para as Bacias PCJ, o montante de 7m³/s, beneficiando o município de Paulínia e o polo petroquímico daquela região, que se abastece através do rio Jaguari.

O Município de Paulínia, em 1996, pela iniciativa de suas indústrias, promoveu a agregação do setor industrial ao quadro de associados do Consórcio PCJ, que anteriormente contemplava, apenas prefeituras, permitindo que na atualidade o número de empresas associadas seja de 29, correspondendo a aproximadamente 90% do consumo hídrico industrial das Bacias PCJ. Nesse sentido, planejou-se a aproximação das empresas instaladas no município de Paulínia, para apoiarem os eventos preparatórios para o Fórum Mundial da Água, a ocorrer em Brasília 2018, e que possui o Consórcio PCJ, Conselheiro da WWC, como um dos grandes incentivadores e organizadores do evento.

Ao final do encontro, os Prefeitos designaram suas equipes técnicas e administrativas da Prefeitura de Paulínia e da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ, para uma avaliação das ações conjuntas entre o município e a entidade, ampliando a aproximação entre eles, retomando-se programas e parcerias, já desenvolvidos por ambos, que se tornaram modelo para as Bacias PCJ, tanto no gerenciamento dos recursos hídricos, quanto na educação ambiental e proteção aos mananciais.

foto4 foto3 foto1

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo