Presidente do Consórcio PCJ inicia obras de barragem no Rio Capivari-Mirim e foca na ampliação da oferta hídrica

“Quando se fala de saúde, de investimentos, não tem como não falar de água, a água é vida”, deste modo o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira, iniciou seu discurso de lançamento da pedra fundamental da construção da barragem no Rio Capivari-Mirim, que cruza o município, na última quarta-feira, dia três de julho.

Nogueira ainda completou dizendo sobre o valor econômico da água. “Quando uma empresa vem investir na cidade, umas das coisas que ela pergunta é: tem água?”, atentou o Presidente do Consórcio PCJ.

A barragem terá capacidade de armazenamento de 880 milhões de litros de água numa área total, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, de 1,2 milhão de metros quadrados. No local serão plantadas mais de 100 mil árvores.

A Barragem terá 245 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m2). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.

O Presidente do Consórcio PCJ aproveitou, também, para enaltecer a importância do Programa de Ampliação da Oferta Hídrica da entidade incentivando outros municípios a construir barragens municipais. “Aquele município que tenha condição de construir uma barragem é muito importante e começar já porque é um processo demorado, há as questões de licenciamento e financiamento que não são rápidas”, explicou Nogueira.

O Superintendente do SAAE Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, agradeceu o apoio do Consórcio PCJ no projeto e a importância da obra para o município. “É uma obra que vai garantir o abastecimento de água para nossa Indaiatuba e para as futuras gerações, haja vista, que a cidade tem um crescimento diferenciado da Região Metropolitana de Campinas, portanto, precisamos ter bastante água”, disse Gaspar.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes ao evento entre autoridades municipais, estaduais e proprietários de áreas abarcadas pelo empreendimento. Pelo Consórcio PCJ, marcaram presença o Assessor Especial da Presidência, José Roberto Fumach, a subsecretária executiva da entidade, Jussara Cordeiro, e o gerente técnico, Alexandre Vilella. Além do descerramento de uma placa, as autoridades selaram uma cápsula do tempo contendo material alusivo à obra, que deverá ser aberta dentro de 50 anos.

Durante o evento, foi assinada pelo Presidente Nogueira e o Superintendente do SAAE  a ordem de serviço para o início das obras e a previsão de conclusão é de dois anos.

Programa de Ampliação da Oferta Hídrica

O Consórcio PCJ, desde 2011, vem incentivando entre os municípios a construção de barragens municipais como forma de reduzir a dependência dos principais rios da bacia, já bastante comprometidos pelos abastecimentos público, industrial e agrícola. Deste modo, a entidade criou o Programa de Ampliação da Oferta Hídrica para auxiliar as cidades com interesse em construção de reservatórios municipais e está em fase de finalização uma apostila com orientações técnicas para empreendimentos dessa natureza, que deverá ser lançada na próxima reunião do Conselho de Consorciados, prevista para ser realizada no mês de agosto de 2013.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo