Presidente do Consórcio PCJ destaca ações de contingência para Eventos Extremos em Fórum RMC 2037

A cidade de Hortolândia (SP) recebeu na última terça-feira, dia 22, a 1ª Edição do Fórum RMC (Região Metropolitana de Campinas) 2037, tendo a água como tema central dos debates. O evento foi realizado pela Rede TODODIA de Comunicação e reuniu cerca de 200 pessoas e diversas autoridades, entre elas o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, que destacou as ações realizadas para o enfrentamento da crise hídrica de 2014/15 nas Bacias PCJ e as metas para a sustentabilidade hídrica futura.
Bill atentou que até a crise hídrica há dois anos atrás era possível alegar desconhecimento sobre como lidar com um evento hidrológico extremo dessa magnitude, mas que agora é necessário aprender com o que passou e agir para evitar mais impactos para a disponibilidade de água no futuro. “Temos de planejar o futuro com objetivo de dar maior segurança hídrica e prevenir possíveis impactos à ocorrência de eventos extremos, não temos como alegar desconhecimento da próxima vez”, disse.

O Presidente do Consórcio PCJ atentou ainda para as 22 Metas da Sustentabilidade Hídrica Futura, documento produzido pelo Consórcio PCJ com o objetivo de dar diretrizes aos municípios associados para enfrentar as mudanças climáticas e a possível ampliação da ocorrência de eventos extremos.

Entre as metas destacadas por Bill, estão o desassoreamento de represas e rios, o combate às perdas hídricas nos serviços de abastecimento, o reuso de água e a ampliação da capacidade de reservação de água, tanto bruta como tratada. “Nova Odessa foi um exemplo à toda nossa região nas ações de desassoreamento dos reservatórios quando estavam secos, o que nos permitiu ampliar nossa capacidade de armazenamento de água para quando as chuvas voltassem”, pontuou.

Além do Presidente do Consórcio PCJ palestraram no Fórum RMC 2037, o superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Ricardo Borsari, o Vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Rafael Piovezan, e o Superintendente da Sabesp da unidade de negócios Capivari/Jundiaí, Antônio Carlos Teixeira.

Borsari destacou as ações de contingenciamento tomadas durante a crise hídrica, atentando que só houve êxito “porque o PCJ é a bacia hidrográfica mais avançada e desenvolvida em gestão de recursos hídricos do país”.

Novidades sobre a construção dos Reservatórios de Amparo e Pedreira

O superintendente do DAEE ainda abordou as novas regras operativas do Sistema Cantareira e anunciou novidades sobre a construção dos reservatórios em Amparo e Pedreira. “A licitação para a escolha da empreiteira deve ser concluída em setembro e a ordem de serviço para início das obras será expedida ainda este ano. As desapropriações estão avançadas, em 40 dias concluiremos nas áreas em que serão as obras e o restante das áreas no ano que vem”, afirmou Borsari.

Fórum RMC 2030

A abertura do Fórum RMC 2037 foi realizada pelo prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, que destacou os avanços de saneamento em seu município. “É uma honra para a gente sediar este evento. Para Hortolândia tem um significado enorme. Éramos o município que mais prejudicava a bacia. Agora que o esgoto está 100% tratado recuperamos a situação”.

O presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e deputado estadual Cauê Macris, também participou no início do evento comentando sobre a importância da água. “Só percebemos a importância da água quando não temos”.

Macris elogiou a iniciativa do fórum. “Estamos em um momento em que a população clama por mudanças do poder público. O fórum ajuda a encontrar soluções para o futuro, aliando técnicos e políticos. Água é essencial”.

O Fórum RMC 2037 é uma série de eventos com palestras e discussões sobre os desafios para os próximos 20 anos da RMC, cada edição com um tema específico. Os dois próximos eventos serão sobre mobilidade urbana e educação, que devem ocorrer, respectivamente, em outubro e novembro, com local e data a definir.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo