Presidente do Consórcio PCJ analisa resultados do Plano de Atuação 2021-2022

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira, Mario Botion, visitou o escritório regional, em Piracicaba (SP), para completar uma série de visitas às instalações da entidade.  Ele já havia estado no Escritório Sede da Entidade, em Americana (SP), em dezembro do último ano, quando realizou reunião com a Equipe da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ.

Durante sua visita, Botion teve acesso à minuta do relatório de atividades do Consórcio PCJ, cuja apresentação foi feita pelo secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, que destacou as atividades executadas em cinco eixos: Sustentabilidade hídrica, Saneamento básico, Educação e Sensibilização Ambiental, Reflorestamento ciliar e Cooperação Institucional, em total sintonia e harmonia com os demais programas de atuação da entidade.

Para o Presidente do Consórcio PCJ as atividades executadas mostram a força da entidade para a manutenção e ampliação da disponibilidade hídrica na região e marca a essencialidade dos serviços executados para os associados. “O Consórcio PCJ presta um serviço aos municípios e empresas associados, como também, para toda a comunidade das Bacias PCJ que é essencial para a manutenção da água para nossa qualidade de vida e desenvolvimento da região. Por isso, fortalecer a entidade é vital para um futuro sustentável em nossa bacia hidrográfica”, avaliou Botion.

Resumo das atividades do biênio 2021-2022

O Consórcio PCJ liderou o debate sobre a implantação do Sistema Adutor Regional (SAR-PCJ), que permitirá compartilhar a água dos reservatórios de Amparo e Pedreira, em construção, com município de outras sub-bacias, como de Atibaia, Capivari e Jundiaí. Segundo o DAEE, a operação conjunta dos Reservatórios de Pedreira e Duas Pontes mais o Cantareira e SAR poderão beneficiar direta ou indiretamente, através de trocas de vazões e captações a jusante, todos os 27 municípios considerados inicialmente na Área de estudo do SAR-PCJ. A entidade também acompanhou o andamento das obras desses dois reservatórios regionais de extrema importância para a ampliação da disponibilidade hídrica da região.

A entidade observou as atualizações na área de saneamento, principalmente os impactos do Novo Marco Regulatório e a regionalização do saneamento, por meio do estudo contratado pelo convênio com a Fundação de apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).

Em atendimento a solicitação dos municípios associados, o Consórcio PCJ, ao longo de 2022, coordenou, no âmbito da “Família PCJ” (Comitês PCJ, Consórcio PCJ, Agência das Bacias PCJ, ARES PCJ, GAEMA PCJ), encontros sobre a qualidade da água na Bacia do Rio Jundiaí, frente aos impactos causados pela estiagem desse ano. A experiência Piloto permitiu a avaliação, reflexão e sinalizações de intervenções em busca de soluções em uma Bacia Hidrográfica, que conforme a Resolução Conama 357/2005, teve a sua mudança de classe quatro para três. O diálogo foi inédito e proveitoso, uma vez que a Bacia do Rio Jundiaí é pioneira nessa mudança de classe de qualidade de rios.

O programa de Educação e Sensibilização Ambiental voltou com as atividades presenciais após 2 anos de pandemia de covid-19, e trabalhou dentro do Projeto Gota d’Água os temas: as metas da Agenda 2030 e mudanças climáticas. Em 2022, o projeto inovou e acrescentou a categoria podcasts ao Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”.

O programa de Proteção aos Mananciais celebrou 30 anos de atividades e para comemorar a data, o Consórcio PCJ lançou uma landing page especial sobre o programa e o livro, “3 Décadas de Conservação das Matas Ciliares nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ: Pioneiro em Reflorestamentos Ciliares”. O programa seguiu, também, atuando no apoio a projetos de reflorestamento ciliares, fornecimento de insumos aos viveiros parceiros e de mudas nativas aos municípios e empresas associados. O Programa apresentou como novidade, em 2022, a criação do “Grupo de Fomento Boas Práticas na área Rural”, com a realização de dois encontros técnicos, envolvendo muitos municípios associados.

No campo da cooperação institucional e interlocução internacional, o Consórcio PCJ teve participação marcante no 9º Fórum Mundial da Água, realizado em Dacar, no Senegal, no mês de março de 2022, expondo ao lado da Agência Nacional de Águas (ANA) os avanços e desafios da Política Nacional de Recursos Hídricos. Na ocasião, o Consórcio participou da Assembleia da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e lançou a possibilidade de as Bacias PCJ e o Brasil, receberem a Assembleia Geral da rede, em 2026.

O Projeto Olhos da Serra, uma parceria entre Consórcio PCJ e diversos parceiros, em especial as empresas associadas, FEMSA Coca-Cola e DAE Jundiai, no desenvolvimento de atividades com o objetivo de conservar 2.071 hectares da Serra do Japi, com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização, espalhadas por pontos estratégicos da região. O sucesso do projeto foi tamanho, que o mesmo foi renovado para 2023 junto da Coca-Cola Brasil e FEMSA Coca-Cola.

No biênio também foi realizado o 8º Prêmio Ação pela Água, tendo como tema: “Água: essencial para nossa saúde e do planeta”. As seis categorias de premiação tiveram como objetivo condecorar os trabalhos desenvolvidos em prol da gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ. A Cerimônia de Entrega do Prêmio e Homenagens aconteceu, em Limeira, em novembro de 2022.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo