Tema do Dia Mundial da Água 2025 alerta para os impactos do degelo nos polos à gestão de recursos hídricos
A Organização das Nações Unidas (ONU) promove no dia 22 de março o Dia Mundial da Água, que nesse ano tem como tema, “Preservação das Geleiras”. Segundo a ONU, as geleiras estão derretendo mais rápido a cada ano devido ao aquecimento global, impactando o ciclo da água, tornando-o mais imprevisível.
A ONU atenta que o degelo nos polos tem alterado o clima no planeta, acarretando a ampliação de eventos extremos, como enchentes, fortes secas, deslizamentos de terra e elevação do nível do mar, ocorrências essas que comprometem a segurança hídrica em várias partes do mundo.
No site oficial da iniciativa (https://www.un.org/en/observances/water-day), a comunidade internacional é convocada a agir juntos na preservação das geleiras, já que o seu rápido degelo e em intensidade coloca em risco diversas regiões e ecossistemas. As geleiras são essenciais para a vida, o seu derretimento de modo natural e sustentável são importantes para a sustentabilidade hídrica, a agricultura, a indústria, a produção de energia limpa e ecossistemas mais saudáveis.
A água de degelo sustentável é fundamental para o ciclo hídrico. O Consórcio PCJ há 35 anos atua em prol da gestão eficiente da água, o que envolve abordá-la sob diversos aspectos, como o econômico, social e ambiental. Na última década, a região das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), tem verificado a ampliação da ocorrência de eventos extremos, como fortes secas e tempestades com precipitações concentradas e intensas, geradas pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. Desde então, a entidade tem estudados esses fenômenos procurando auxiliar municípios e empresas associados para mitigação desses eventos.
O Consórcio PCJ através dos seus Programas de Atuação, em especial os que tratam sobre os temas de Proteção aos Mananciais e Sustentabilidade Hídrica, tem realizados ações monitoramento e segurança hídrica, além de projetos de reflorestamento ciliar, que contribuem para redução das emissões de carbono. A entidade já plantou 4,5 milhões de mudas de árvores nativas, que possibilitou o sequestro de 815 toneladas de CO2 da atmosfera, contribuindo para a luta contra o aquecimento global.
Sobre o Dia Mundial da Água
Comemorado sempre no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, é uma iniciativa que tem como objetivo discutir, refletir e reforçar a importância da água doce para o planeta e a vida, além de estimular a reflexão acerca de nossas ações em prol da água.
A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 22 de dezembro de 1992, com a aprovação da Resolução A/RES/47/193, que instituiu o Dia Mundial da Água e passou a ser observado no ano seguinte. Os Estados foram convidados a desenvolver o tema do Dia, de acordo com o contexto nacional, com atividades concretas, tais como a promoção da conscientização pública por meio da publicação e difusão de documentários e da organização de conferências, mesas-redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e ao desenvolvimento dos recursos hídricos.
Para mais informações a respeito do Dia Mundial da Água 2025, clique aqui.