Preservação Ambiental: Itupeva intensifica fiscalização de descarte irregular de resíduos

O município de Itupeva (SP), associado ao Consórcio PCJ, vem intensificando as ações de fiscalização de descarte irregular de lixo e entulho em áreas que prejudiquem recursos hídricos, vegetação, biodiversidade, e notificar as atitudes que não seguem as exigências. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM).

“A fiscalização é feita por profissionais da área ambiental, no qual o intuito é a preservação do Meio Ambiente. A importância desta ação é garantir que as exigências e as condições estabelecidas nos processos sejam cumpridas, além de também regularizarmos situações de irregularidades perante a municipalidade”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves.

A Prefeitura fiscaliza as irregularidades por meio do Decreto Municipal 3.112/2019, que estabelece a atribuição da municipalização do Licenciamento e a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98.

“Com relação à atribuição municipal do Licenciamento Ambiental, estamos aptos a licenciar atividades de baixo e médio impacto. Quando se trata de denúncias de alto impacto, nós averiguamos e encaminhamos à Cetesb”, explicou Gonçalves.

O lixo mal gerido acaba indo parar em bocas de lobo nas ruas, entupindo-as e agravando ainda mais as enchentes durante o pico de cheia numa tempestade, por exemplo. O Brasil gera em média por ano 79 milhões de toneladas de resíduos, segundo estudo do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018/2019, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O levantamento ainda aponta a tendência de crescimento na produção de resíduos que alcançará uma geração anual no país de 100 milhões de toneladas por volta de 2030.

Por isso, a importância do trabalho conjunto de fiscalização e sensibilização da comunidade sobre a destinação adequada de resíduos.

A população em Itupeva pode denunciar irregularidades entrando em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 156, email ouvidoria@itupeva.sp.gov.br ou pelo WhatsApp (11) 4496-2688.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

17 de junho de 2025

Evento será realizado no período da manhã, das 10h às 11h30 e é voltado para os profissionais de educação das Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

Pular para o conteúdo