Iniciativa amplia a capacidade de produção de mudas nativas e destaca ações de recuperação ambiental e educação ecológica no município
O Consórcio PCJ realizou a doação de 3 mil saquinhos para produção de mudas e cerca de 5 mil sementes de dez espécies de árvores nativas ao novo viveiro municipal de Vinhedo. A entrega foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento Ambiental, na última quinta-feira (11), como parte das ações promovidas pelo Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) da entidade.
A contribuição representa um avanço significativo para os projetos de restauração de áreas degradadas, recuperação de nascentes e preservação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) conduzidos pela secretaria. O material foi recebido pelo diretor de Meio Ambiente, José Ataliba Aboin Gomes, acompanhado da Diretora de Programas e Projetos Públicos, Paola Rodrigues.
Segundo a prefeitura, a doação integra um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas municipais de conservação ambiental. Além de contribuir diretamente para a produção de mudas, o apoio amplia ações que abrangem a melhoria de áreas urbanas e rurais, a recuperação ecológica e a preservação dos recursos hídricos, aspectos essenciais para a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental.
As sementes recebidas serão destinadas ao desenvolvimento de mudas no viveiro municipal e posteriormente utilizadas em plantios realizados em parceria com estudantes das escolas da rede municipal. A participação dos alunos amplia o alcance das ações de educação ambiental, promovendo conhecimento sobre a importância da vegetação nativa e seus serviços ecossistêmicos, como conservação do solo, purificação do ar e regulação climática.
Além do município de Vinhedo, somente no último semestre de 2025, também foram contemplados com insumos do Consórcio PCJ os viveiros de Atibaia, Bragança Paulista, Camanducaia, Capivari, Extrema, Jaguariúna, Limeira, Paulínia, Rio Claro, Santo Antônio de Posse, Santa Barbara D’Oeste e Saltinho. O plantio de espécies nativas desempenha papel estratégico no sequestro de carbono e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Ao ampliar a cobertura vegetal do município, a iniciativa contribui para a redução de gás carbônico na atmosfera e para a promoção de um ambiente mais saudável para as atuais e futuras gerações.
O Assessor Técnico do Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico, reforça a relevância do programa. “Em 2025, foram doados pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ um total de 85 mil saquinhos e 74 mil sementes. A doação desses insumos aos viveiros da região é de fundamental importância para que se amplie a produção de mudas nativas que serão utilizadas em projetos voltados à recuperação de nascentes em áreas urbanas e rurais, bem como em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de rios e córregos das Bacias PCJ”.
Apoio texto: Prefeitura de Vinhedo
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Vinhedo