A prefeitura de Piracicaba (SP) ao lado do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e da entidade Hydrus, assinaram no último dia sete de junho, durante a abertura do curso de capacitação “Mudança climática e o seu impacto na ocupação dos serviços municipais de água e esgoto”, protocolo de intenção para a instalação de Centro de Formação, Qualificação e Capacitação para cursos técnicos voltados a questão do tratamento de água e esgoto. A cerimônia foi realizada no Museu da Água, em Piracicaba.
Estiveram presente à assinatura o prefeito municipal, Barjas Negri, o presidente do Semae, José Rubens Françoso, e o presidente da Hydrus, Newton Lima Azevedo.
“Hoje é um dia muito importante para o saneamento, esse convênio, é o ponta pé inicial para que toda a região possa ter acesso a essa capacitação, com apoio do governo francês por meio da Hydrus para que Piraciaba consiga ser tornar um polo de desenvolvimento e formação tecnológica”, declarou Françoso.
De acordo com o prefeito, Barja Negri, o tema água já está sendo debatido, mas ressalta a importância de se preparar para a ocorrência de eventos extremos. “Todos nós saímos de uma crise hídrica sem precedentes na história, ocasionada evidentemente pelas mudanças climáticas, que tem ocorrido de forma constante. O Brasil tem uma grande tarefa que é de universalizar o saneamento básico, milhões de pessoas hoje não tem coleta de esgoto, nem água potável, Piracicaba é uma execeção, aqui nós temos 100% de água encanada, praticamente 100% de coleta de esgoto e 100% de esgoto tratado do coletado”, comentou.
O curso
O curso de capacitação “Mudança climática e o seu impacto na ocupação dos serviços municipais de água e esgoto”, aconteceu nos dias 07 e 08 de junho, e teve o apoio do Ministério Francês do Meio Ambiente da Energia e do Mar. O objetivo da Prefeitura de Piracicaba, do Semae e do HYDRUS-Brasil/OIEAU é trazer conhecimentos para os gestores de companhias municipais de água e esgoto da necessidade de adaptações à mudança climática no Brasil e na América Latina.
No primeiro dia de capacitação aconteceu a palestra do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que abordou sobre gestão de recursos hídricos e cobrança pelo uso da água.
Sobre o Centro de Formação
A Associação HYDRUS-Brasil/OIEAU é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu da parceria Lima Azevedo e Office International de l´Eau (OIEAU), com a finalidade de formar, qualificar e capacitar profissionais do setor de saneamento no Brasil e na América Latina. A proposta HYDRUS-Brasil/OIEAU diferencia-se por oferecer módulos curtos de conteúdo prático, desenvolvidos conforme necessidade dos clientes.
Encontram-se em fase final os estudos para a implantação, em Piracicaba, de um Centro de Formação, Qualificação e Capacitação munido de plataformas técnicas de redes de água e esgoto, estações piloto de tratamento de água e de esgoto, laboratórios, oficinas técnicas, e salas de aula, tendo como referência as instalações do Office International de l´Eau (OIEAU) em Limoges e La Souterraine na França, com formadores e instrutores capacitados pelo Office International de l´Eau e com cursos totalmente customizados atendendo a realidade brasileira.
Apoio Textos: Assessorias de Imprensa da Prefeitura de Piracicaba e da Hydros-Brasil