Prefeitura de Nova Odessa e Coden recebem formalmente obra da ETE Quilombo

 

A Estação de Tratamento de Esgotos “ETE Quilombo”, em Nova Odessa – município associado ao Consórcio PCJ – recebeu R$ 11,6 milhões em investimentos e entrou na sua fase de testes para operação. Em uma reunião realizada no local na última sexta-feira, 18 de maio, pela manhã, o prefeito Manoel Samartin e o diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Ricardo Ongaro, receberam formalmente a obra da construtora contratada pela Prefeitura, o Consórcio Acquadom/SCS, que foi representada pelo diretor comercial da empresa, José Edgard Camolese.

Já em fase de testes dos equipamentos com água, a ETE Quilombo é a principal obra do Plano Diretor Municipal de Esgotamento Sanitário e será responsável por tratar 185 litros de efluentes domésticos por segundo, o equivalente a 100% do esgoto produzido pela população urbana da cidade, que é de 50.000 habitantes. E tudo isso com um excelente índice de redução de material orgânico de 96%.

“É uma obra muito bonita, tecnicamente bem projetada e executada, e moderníssima. É mais um motivo de orgulho para nossa cidade. Gostaria que cada morador de Nova Odessa pudesse visitá-la e conhecê-la. E é um equipamento sem dúvida alguma muito importante para nosso futuro, que deixa a cidade em dia com o Meio Ambiente da bacia do Ribeirão Quilombo”, comentou o prefeito após uma visita às instalações da ETE.

A Coden, como concessionária dos serviços municipais de Água e Esgoto, é interveniente da obra e será a responsável pela operação da ETE Quilombo, construída pela Prefeitura em parceria com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. A ETE Quilombo é considerada a maior obra pública da história de Nova Odessa, com investimento total, incluindo as tubulações que levaram o esgoto até o local, de aproximadamente R$ 24 milhões.

“É um tremendo orgulho para a equipe técnica da Coden ter participado da realização desta obra desde seu início, desde a fase de escolha da melhor tecnologia, passando pelo projeto até a execução. A partir de agora, assumimos o desafio de operar e manter funcionando a Estação de Tratamento de Esgoto Quilombo, como já fazemos com a ETE Palmital”, acrescentou o presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Também participaram da reunião o engenheiro da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos, e um representante da equipe técnica da Caixa Econômica Federal. “A ETE Quilombo já adota uma série de melhorias com relação às estações construídas anteriormente e que adotaram o sistema U-Box, como o tanque de contenção para o caso de uma emergência. E muitas destas melhorias foram sugestões das equipes da Prefeitura e da Coden, que foram incluídas então na própria tecnologia U-Box”, comentou Santos.

 

Tecnologia

A ETE Quilombo é composta por dois reatores compactos mistos aeróbios-anaeróbios do tipo “U-Box”, tecnologia holandesa em que as duas fases do tratamento ocorrem no mesmo tanque. É, até o momento, o maior projeto a adotar esta tecnologia no Brasil.

Segundo Camolese, da Acquadom, “o U-Box é a melhor tecnologia para tratamento de esgoto em países tropicais que existe atualmente no mundo, e a ETE Quilombo é, até o momento, a maior obra do Brasil a adotar esta tecnologia de primeiro mundo”.

Outras vantagens citadas são suas dimensões compactas em comparação com um sistema de lagoas tradicionais, o menor consumo de energia, a menor quantidade de lodo e gases gerados e a facilidade de operação – a Estação é praticamente automática.

O projeto ainda é modular, podendo ser expandido para tratar o esgoto de até 75 mil pessoas através da construção de um terceiro módulo U-Box, cujos recursos já foram garantidos pela Prefeitura junto ao PAC. Toda a infraestrutura já está preparada para ganhar o terceiro módulo.

A ETE Quilombo deve entrar em operação com esgoto de verdade, primeiramente numa fase de testes práticos, dentro dos próximos 60 dias, dependendo apenas da expedição, pela Cetesb, de uma licença provisória de operação.

Neste primeiro momento, as colônias de bactérias serão criadas a partir do esgoto coletado na bacia do Córrego Recanto. Posteriormente, através do Interceptor de Esgoto Quilombo, em fase final de obras, os efluentes dos demais seis córregos da cidade serão adicionados ao sistema de tratamento.

Colaboração Assessoria de Comunicação Coden

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo