Prefeito de Vinhedo conhece Casa+Sustentável e discute possibilidade de parcerias com Consórcio PCJ

A Casa+Sustentável foi visitada na última quarta-feira (14) pelo prefeito de Vinhedo (SP), Dario Pacheco, e sua equipe, o secretário de Planejamento Ambiental, Jaderson José Spina e a representante da pasta, Cristina Aparecida Bernardes, para conhecerem o projeto pedagógico e possibilidades de parcerias com Consórcio PCJ para a criação de um novo espaço de Sensibilização e Educação Ambiental no município.

“Nós já temos uma área para fazer um complexo de Educação Ambiental, onde já existe uma casa de 250 m² construída que pretendemos adequá-la para uma construção sustentável, que fica numa região cortada por um córrego e uma mata que poderá servir para realização de trilhas”, comentou o prefeito Dario Pacheco.

O chefe do executivo municipal de Vinhedo ainda relatou que ficou impressionado com o poder lúdico de sensibilização sobre uso racional de água e energia elétrica da Casa. “Não conhecia ainda esse espaço e fiquei encantado, viemos aqui com a ideia de 10% do que podemos fazer em parceria, mas é muito grandioso, com orientações de como consumir água, energia, tratamento de esgoto, compostagem, uma coisa de primeiríssimo mundo”, disse.

Pacheco comentou que pretende avançar numa parceria com o Consórcio PCJ para poder levar o projeto da Casa+Sustentável para esse centro de educação ambiental que será construído em Vinhedo. “Nossa intenção com essa parceria com o Consórcio e com a CPFL para levar algumas das propostas desta Casa para a nossa, em Vinhedo”, atentou.

Ficou acordado que a Prefeitura irá convidar o Consórcio PCJ para as reuniões de discussão sobre o projeto do Complexo de Educação Ambiental que será criado e procurar formas de cooperação nessa área para que o local seja referência na região.

Sobre a Casa+Sustentável

Inaugurada em 2009, a Casa Modelo, que fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), foi construída com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis. Depois, no ano de 2011, em sua primeira remodelação, o local trouxe para os debates o tema da decoração sustentável, com a realização da Casa Modelo EcoDecor. Em 2021, o projeto deu um novo salto evolutivo com uma parceria inédita com a ANEEL e a CPFL Energia, que permitiu investimentos superiores a R$3 milhões na modernização da estrutura, na elaboração de novo projeto pedagógico e novas atrações aos visitantes do espaço, que agora passa a se chamar Casa + Sustentável.

O espaço conta com 10 atrações que vão além de demonstrações de construção e decoração sustentável. Agora, os visitantes fazem um mergulho dentro da história do uso de energia elétrica eficiente e o consumo racional de água, abordando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para agendamento de visitas de grupos e escolas, acesse: https://agua.org.br/casamaissustentavel/

Os prefeitos associados e representantes das empresas associadas ao Consórcio PCJ possuem agendamento especial e devem solicitar pelo e-mail ambiental@agua.org.br.

Sobre o CONSÓRCIO PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”.

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo