Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste participa de distribuição de mudas no Tivoli Shopping

 

21/09/2010

O Consórcio PCJ promoveu no último dia 19 a distribuição de mudas no Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), com a presença do prefeito municipal, Mário Heins, e da primeira dama, Karen Heins. O prefeito fez a entrega da primeira muda à população.

O evento marca a comemoração do Dia da Árvore – festejado no dia 21 de setembro –, do Dia Regional de Proteção aos Mananciais e o Aniversário de 21 anos do Consórcio PCJ. No total foram distribuídas 1,5 mil mudas, dentre elas, 500 são de espécies ciliares e urbanas e mil mudas de ervas medicinais.

“É uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar sobre o meio ambiente, tão afetado pelas ações humanas. É um dever recuperar o meio ambiente, aumentando o ver de nas cidades, despoluindo rios, ajudando, desse modo, a população a melhorar a qualidade de vida em regiões urbanas”, pontuou Heins.

A tradicional distribuição de mudas no Tivoli Shopping é realizada desde o ano de 2005 em parceria com o Shopping e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Este ano, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Meio Ambiente.

As mudas foram disponibilizadas pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ em parceria com viveiros municipais da região. O programa foi criado em 1991 e em 19 anos de atuação já plantou mais de 3 milhões de mudas nativas nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).

Segundo estimativas do Consórcio PCJ, as bacias possuem um déficit de árvores que giram na casa dos 200 milhões. Mais do que plantar, a entidade busca conscientizar e despertar modelos preservacionistas e conservacionistas, buscando a expansão de uma cultura regional de proteção aos mananciais.

O Consórcio PCJ, desde a sua fundação em 1989, desenvolve ações de preservação e recuperação dos mananciais de nossa região, divididos em 12 programas. Um dos objetivos da entidade é o de conscientizar a população sobre a problemática dos recursos hídricos das bacias PCJ e atentar para práticas de conservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade, através de projetos de Educação Ambiental e recuperação de matas ciliares.

Iniciativas como esta, de distribuição de mudas nativas, buscam despertar nas pessoas boas práticas ambientais e a importância de se plantar árvores para a recuperação de áreas degradadas.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo