O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, ao lado do Presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo – que também é o vice-presidente do Programa de Monitoramento das Águas do Consórcio PCJ – inauguraram no dia 26 de julho a estação de tratamento de esgoto (ETE) Sousas – Joaquim Egídio que atenderá 16.500 habitantes de mais de 20 bairros dos dois distritos. O município trata atualmente88% do esgoto coletado. A média nas Bacias PCJ é de 60%.
Com investimentos de R$ 19 milhões, sendo R$ 5,2 milhões financiados pelo programa Pró-Saneamento da Caixa Econômica Federal e o restante com recursos próprios da Sanasa, a ETE foi concluída pela empresa Stemag e possui capacidade para tratar 100 litros por segundo de efluentes, que depois serão despejados no Rio Atibaia.
A unidade utiliza o sistema anaeróbio, com baixa produção de lodo. Após sair do reator anaeróbio, o efluente segue para o sistema físico-químico, passando em seguida para os flotadores, para a clarificação final e posterior desinfecção com hipoclorito de sódio, com eficiência de tratamento de 90% de remoção de poluente.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, atentou para a integração da cidade. “O que integraliza a cidade é levar qualidade de vida para a população como um todo. Essa política publica é recente, foi percebido que não adiantava a cidade ter o seu progresso se ele deteriorasse a qualidade de vida da população, por isso a importância de obras como a dessa estação, com um sistema bastante avançado de tratamento de esgoto”, discursou Donizette, que também é conselheiro do Consórcio PCJ, durante a inauguração.
Ele ainda lembrou que a meta de Campinas é chegar a 2016 com 100% de tratamento dos efluentes coletados.
O presidente da Sanasa destacou que a obra é emblemática para a região. “O prefeito Jonas Donizette nos deu uma missão, que é tratar 100% do esgoto coletado, e com a inauguração desta unidade estamos próximos desta meta”, finalizou Arly de Lara Romêo.
O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, esteve presente ao evento representando o Presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba (SP), Reinaldo Nogueira. “Campinas dá exemplo para a Bacia no caminho para despoluição de nossos rios”, disse.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ