Prefeito de Atibaia é eleito Presidente da Agência Reguladora Regional dos Serviços de Saneamento

 

06/05/2011

Assembleia Geral de Instituição da entidade definiu ainda os prefeitos de Itatiba e Rio Claro como vice-presidentes

 

Inspirar-se na experiência e na história de sucesso dos 22 anos do Consórcio PCJ, foi com esse discurso que o prefeito de Atibaia (SP), José Bernardo Denig, foi eleito presidente da Agência Reguladora Regional dos Serviços de Saneamento (ARES-PCJ). A Assembleia Geral de implantação da agência aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 06, e foi conduzida pelo Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini. Também foram eleitos como primeiro vice-presidente da ARES-PCJ, O prefeito de Itatiba, João Gualberto Fattori, e como segundo vice-presidente, o prefeito de Rio Claro, Palmínio Altimari Filho.

“O nosso Consórcio PCJ é o maior, melhor e mais organizado consórcio de bacias do Brasil, e através da Agência Reguladora, que poderá ter municípios de fora das bacias PCJ e aprender com a experiência do Consórcio PCJ”, comentou o Presidente eleito.

Denig lembrou as dificuldades que os municípios têm enfrentado para aplicar reajustes. Segundo o prefeito, em Atibaia, por exemplo, que possui uma autarquia, por meio de um SAAE, disputas políticas do passado, causou um déficit na tarifa só na área de esgoto na ordem de R$ 18 milhões. “Estaremos juntos na agência não só por ideologia, mas por necessidade também”, disse, comentando que com a Agência Reguladora os municípios, agora, terão de submeter os reajustes à análise da nova entidade.

Outros municípios enfrentaram dificuldades reajustes em suas tarifas dos serviços de água, devido o Ministério Público entender ser necessário haver um ente regulador do sistema para que essas tarifas pudessem ser executadas, como foi o caso de Campinas e Rio Claro.

A reunião contou com a presença de cerca de 70 pessoas (Clique aqui e veja as fotos do evento) e representantes dos 22 municípios que já assinaram o Protocolo de Intenções e tiveram a lei de adesão aprovada nas Câmaras Municipais. No total, 28 municípios já assinaram o Protocolo de Intenções, restam ainda ter a lei aprovada em Amparo, Nova Odessa, Paulínia, Rio das Pedras, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo.

O Sr. Dante Ragazzi Pauli, representando a  atual presidente da Sabesp, Dra. Dilma Pena,  parabenizou a iniciativa do Consórcio PCJ em articular uma agência reguladora de âmbito regional. “A Lei de Saneamento abriu diversas oportunidades e alternativas para que todos nós envolvidos no setor promovamos melhorias para a população”, destacou ele.

O Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, lembrou dos esforços da Secretaria Executiva da entidade na formatação de um ente reguladora para os serviços de saneamento durante todo o ano de 2010. “Após várias reuniões de trabalho, com prefeitos, secretários, diretores e técnicos de serviços de água e esgoto, assessores jurídicos, dentre outros participantes e colaboradores, a Secretaria Executiva do Consórcio PCJ, em 15 de julho de 2010, apresentou a versão final do Protocolo de Intenções, visando à criação da ARES-PCJ, de âmbito regional, na forma de Consórcio Público”, disse durante a reunião.

A ARES-PCJ tem previsão para início da cobrança da taxa de regulação – estipulada em 0,5% do faturamento anual dos serviços de água – para o dia 1º de setembro de 2011. A Assembleia ainda aprovou o estatuto da nova entidade e o cronograma inicial das primeiras atividades. Também foi nomeado para o cargo de Diretor Geral da Agência, o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi e assinado um termo de cooperação entre o Consórcio PCJ e a ARES PCJ.

A Agência terá como organograma a Assembleia Geral, composta por todos os prefeitos associados à ARES-PCJ, um Presidente e mais dois Vice-Presidentes, a Agência Reguladora – que será o braço executivo – e o Conselho de Regulação e Controle Social.

O primeiro passo da ARES-PCJ é a indicação por parte dos municípios dos representantes municipais do grupo de trabalho, que deve ocorrer nos próximos dias.

  Assembleia Geral de Instituição da entidade definiu ainda os prefeitos de Itatiba e Rio Claro como vice-presidentes

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

19 de novembro de 2025

Os ganhadores serão conhecidos durante o Seminário de Avaliação que acontecerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) O…

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

Pular para o conteúdo