PPM realiza manutenção de mudas plantadas às margens do ribeirão Anhumas na Rhodia

 

O Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, esteve no dia 25 de maio visitando uma área recuperada dentro da empresa consorciada Rhodia Pollamida, às margens do Ribeirão Anhumas, em que foram plantadas 17 mil mudas de árvores nativas. A parceria Rhodia e Consórcio PCJ, através Programa de Proteção aos Mananciais (PPM), recuperou uma área de aproximadamente 10 hectares e foi formalizada através de um acordo de cooperação assinado em 2007.

O plantio aconteceu no período de chuvas ao final de 2007 e começo de 2008 e o Consórcio PCJ desde então vem acompanhando o crescimento das mudas. De acordo técnicos do Consórcio PCJ, toda muda deve ser acompanhada por no mínimo dois anos até sua auto-sustentabilizade.

“O plantio se apresenta de forma satisfatória, porém, existem alguns trechos que ainda são necessários cuidados no controle de espécies invasoras – capim, por exemplo – mesmo após dois anos de executado o plantio”, explica Valarini.

Daqui a seis meses está programada uma nova visita de manutenção. Esse procedimento se faz necessário para que as mudas plantadas se tornem evidentemente uma floresta. “A manutenção é feita, geralmente, de três em três meses e conforme o desenvolvimento das mudas a freqüência vai sendo reduzida”, atenta o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ.

A Rhodia Polliamida desenvolve diversos projetos ligados à reflorestamento e meio ambiente. A parceria com o Consórcio PCJ representa uma das áreas que vem sendo recuperadas pela empresa.

O Programa de Proteção aos Mananciais completa 19 anos, em 2010. No total já foram plantadas cerca de três milhões de mudas nativas, ressaltando que o foco do programa não é somente o plantio de espécies, mas sim, a conscientização da sociedade sobre a importância de recuperação de matas ciliares por uma melhor qualidade da água.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo