PPM faz apresentação no curso não formal da parceria Consórcio PCJ/Replan

 

O Programa de Proteção de Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ participou do Curso sobre políticas públicas voltadas ao reuso da água e utilização de água de chuva com a mesa redonda sobre o tema Qualidade da água nas bacias PCJ, com enfoque na preservação de mananciais.

O curso faz parte de um conjunto de ações em parceria com a Petrobrás/Replan e está no módulo três que aconteceu no dia 28/10 em Paulinia, e dia 03/11 em Bragança e 05/11 em Limeira.

A palestra foi apresentada pelo Coordenador do Programa, o Engenheiro Guilherme Amstalben Valarini que fez uma exposição sobre a situação de degradação que se encontrava as bacias ao final da década de 1980 que culminou com a criação do Consórcio PCJ em 1989, e com o lançamento do Programa de Proteção de Mananciais em 1991 visando à recuperação florestal das áreas de preservação permanente.

Em seguida Valarini expôs sobre as legislações pertinentes e metodologias de reflorestamento de matas ciliares e os resultados nestes 18 anos de atuação do Programa.

“A proteção dos mananciais tem de ocorrer de cima para baixo, ou seja, das cabeceiras dos rios para sua foz. Os resultados, assim, se mostram maiores e mais eficientes”, atenta Valarini.

O Coordenador do Programa ainda lembra a importância de se pensar de forma regional quando se trata de recursos hídricos. “Não se pode pensar em gestão de recursos hídricos de forma local, é necessário ações regionais, pois o reflexo delas quando feitas nas nascentes dos rios serão sentidas ao longo de todo o curso d’água”, explica ele.

O Programa de Proteção de Mananciais completou 18 anos de atuação e já realizou mais de 2,6 milhões de mudas plantadas e em 2009 somou 9 viveiros parceiros na produção de mudas.

O Engenheiro Guilherme Amstalben Valarini também é coordenador dos programas de Resíduos Sólidos, Monitoramento das Águas e Programa de Integração Regional.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo