PPM faz acompanhamento de áreas reflorestadas na região

 

No último dia 16 de novembro O Programa de Proteção de Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ fez o acompanhamento de manutenção de mudas realizado em propriedade no Bairro Água Espraiada, em Limeira. Para o plantio de 1,2 mil mudas, o Consórcio realizou uma parceria com a Odontoprev, formalizado através de um acordo de cooperação, visando o plantio e a manutenção da área por dois anos, como forma de compensação de emissão de CO2 da empresa.

O coordenador do Programa, o Engenheiro Guilherme Amstalben Valarini, destaca a importância desse acompanhamento para o proprietário rural. “A recuperação florestal de uma área ciliar devastada não se resume simplesmente ao plantio de mudas nativas, mas também são essenciais alguns cuidados de manutenção das mudas, tais como roçamento, coroamento, adubação, entre outros, durante pelo menos 2 anos ou até que as mesmas se tornem auto-sustentáveis”, explica ele.

No dia 18, Valarini fará uma visita técnica à outra área rural, em
Analândia, acompanhado de representante da Prefeitura Municipal, para viabilização de projeto de reflorestamento ciliar com o plantio de aproximadamente 3 mil mudas. Neste caso, o proprietário vai arcar com as despesas do plantio, mas está pedindo assessoria do Consórcio PCJ para saber que espécies plantar, qual espaçamento entre as mudas e acompanhamento do reflorestamento.

“A orientação técnica visando a recuperação florestal de áreas de preservação permanente com destaque as matas ciliares são de extrema importância pois essas áreas possuem particularidades quanto ao tipo do solo, umidade, níveis de encharcamento, sendo necessária a seleção adequada das espécies e espaçamento das mudas para plantio, objetivando o sucesso na restauração ambiental”, atenta Valarini.

O Consórcio PCJ, através do PPM, sempre presta ajuda e assessora proprietários rurais que queiram fazer recuperação de áreas degradadas. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (19) 3406 4043.

O Engenheiro Guilherme Amstalben Valarini também é coordenador dos programas de Resíduos Sólidos, Monitoramento das Águas e Programa de Integração Regional.

 

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo