Postura sustentável de empresas associadas ao Consórcio PCJ são reconhecidas em premiações

As empresas ArcelorMittal, Elektro e Ypê, todas associadas ao Consórcio PCJ, receberam prêmios por suas ações sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. O Guia Exame de Sustentabilidade 2015 elegeu a ArcelorMittal como a empresa mais sustentável na categoria Mudanças Climáticas do Brasil e a Elektro a empresa mais sustentável no âmbito de energia. Já a Ypê recebeu o prêmio Top Of Mind do Jornal Folha de São Paulo, como a empresa mais lembrada por suas ações voltadas ao Meio Ambiente.
Líder mundial no setor de aço, a ArcelorMittal chamou a atenção do Guia Exame por ter se empenhado, desde 2009, num projeto de redução de emissão de gases. A iniciativa compensou 1,4 milhão de toneladas de carbono e resultou na queda de 10% das emissões totais da empresa no Brasil. Na unidade de Tubarão, no estado do Espirito Santo, a empresa ainda reaproveita esses gases e calor para gerar energia termelétrica, o que garante a autossuficiência da unidade capixaba.

Ainda pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a distribuidora de energia, Elektro, com sede em Campinas, além de Destaque no Setor de Energia, foi também a única do Brasil a receber o prêmio na categoria “Relações com a Comunidade”, devido ao programa Elektro nas Escolas, voltado à educação para o uso mais eficiente de energia, e o Energia Comunitária, que troca lâmpadas e faz uma revisão das instalações elétricas das casas de famílias de baixa renda.

Ypê é considerada mais uma vez Top Of Mind em Meio Ambiente

A marca de limpeza e higiene pessoal, Ypê, conquistou pelo nono ano consecutivo o prêmio Top Of Mind na categoria Meio Ambiente e pela primeira vez, o Top Destaque Regional – Centro Oeste, com o amaciante de roupas.

A empresa é referência na captação de água de chuva em suas plantas. Essa iniciativa permitiu, por exemplo, que a unidade de Salto (SP) tenha reduzido durante o ano de 2014 o consumo de água em 33%. Na unidade de Anápolis (GO) a redução foi de 19%, em Simões Filho (BA) a redução foi de 10% e, em Amparo (SP), na sede da empresa, nos últimos quatro anos, houve um aumento de 6% na produção, mas redução de 8% da captação água do rio Camanducaia.

A Ypê realizou em 2015 uma grande promoção, intitulada “Vale mais cuidar”, envolvendo toda a comunidade, na qual as pessoas enviaram vídeos e fotos de como estavam economizando água e concorreram a sorteios de casas, bicicletas e smartphones. Além disso, a empresa lançou linha de produtos concentrados que reduziu o consumo de água no seu processo produtivo.

Saiba mais sobre as premiações “Top of Mind – As marcas Campeãs” e “Guia Exame de Sustentabilidade”

Desde o início da década de 1990, o Datafolha vai às ruas para descobrir qual a marca mais lembrada pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços. O resultado é o Top of Mind, pesquisa que gera, anualmente, estudo publicado pelo Jornal Folha de São Paulo.

O Guia Exame de Sustentabilidade nasceu em 2000 para destacar as melhores práticas de responsabilidade corporativa do país e tem como objetivo estimular modelos inovadores no ambiente de negócios que favoreçam práticas socioambientais. Desde 2007, a metodologia usada por EXAME para avaliar as empresas que voluntariamente decidem participar da pesquisa é elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), instituição que é referência no tema no Brasil.

Sobre as empresas associadas ao Consórcio PCJ

As 32 empresas associadas são responsáveis por 90% do consumo de água industrial nas bacias PCJ. A participação empresarial e seu comprometimento com as ações desenvolvidas pelo Consórcio PCJ é de extrema importância para a gestão dos recursos hídricos, uma vez que o diferencial desta região é a integração entre os setores público e privado, permitindo maior eficiência na implantação dos instrumentos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos, além de auxiliar a entidade da realização de iniciativas com foco na recuperação e preservação da água nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo