Vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China e a diretora executiva interina da ONU Meio Ambiente anunciaram que o país sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
O vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, Zhao Yingmin, e a diretora executiva interina da ONU Meio Ambiente, Joyce Msuya, anunciaram a China como país sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A cidade escolhida para o evento é Hangzhou, na província de Zhejiang. O governo chinês também se comprometeu a organizar as celebrações em várias partes do país. As comemorações acontecem todos os anos no dia 5 de junho e em 2019 o tema dos debates será em torno da “Poluição do Ar”.
Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes e melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.
O anúncio do tema e do país sede aconteceu durante a 4ª Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA), em Nairóbi, capital do Quênia. “A China será uma grande anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019. O país demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e, agora, pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem. A poluição do ar é um desafio global e urgente que afeta a todos. A China irá liderar o impulso e estimular a ação global para salvar milhões de vidas”, declarou Joyce Msuya.
O país asiático, com seu crescente setor de energias verdes, emergiu como um líder climático. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. Ao sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019, o governo chinês poderá mostrar sua inovação e avançar rumo a um ambiente mais limpo.
Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição atmosférica na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e é comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. Desde que foi instaurado, em 1972, se tornou a maior celebração do meio ambiente.
Sobre a Poluição do Ar:
A respiração é um fato de extrema importância e o mais lembrado quando o assunto é a poluição do ar, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo. Contudo, o solo também é afetado, a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030. Um outro fator e o menos lembrado que recebe influencias é a economia. A poluição do ar custa ao mundo US$ 5 trilhões por ano.
Fonte: www.worldenvironmentday.global