‘Poluição do Ar’ é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019

Vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China e a diretora executiva interina da ONU Meio Ambiente anunciaram que o país sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

O vice-ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, Zhao Yingmin, e a diretora executiva interina da ONU Meio Ambiente, Joyce Msuya, anunciaram a China como país sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A cidade escolhida para o evento é Hangzhou, na província de Zhejiang. O governo chinês também se comprometeu a organizar as celebrações em várias partes do país. As comemorações acontecem todos os anos no dia 5 de junho e em 2019 o tema dos debates será em torno da “Poluição do Ar”.

Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes e melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

O anúncio do tema e do país sede aconteceu durante a 4ª Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA), em Nairóbi, capital do Quênia. “A China será uma grande anfitriã global das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2019. O país demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e, agora, pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem. A poluição do ar é um desafio global e urgente que afeta a todos. A China irá liderar o impulso e estimular a ação global para salvar milhões de vidas”, declarou Joyce Msuya.

O país asiático, com seu crescente setor de energias verdes, emergiu como um líder climático. Metade dos veículos elétricos e 99% dos ônibus elétricos do mundo circulam dentro de suas fronteiras. Ao sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019, o governo chinês poderá mostrar sua inovação e avançar rumo a um ambiente mais limpo.

Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição atmosférica na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e é comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. Desde que foi instaurado, em 1972, se tornou a maior celebração do meio ambiente.

Sobre a Poluição do Ar:

A respiração é um fato de extrema importância e o mais lembrado quando o assunto é a poluição do ar, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo. Contudo, o solo também é afetado, a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030. Um outro fator e o menos lembrado que recebe influencias é a economia. A poluição do ar custa ao mundo US$ 5 trilhões por ano.

Fonte: www.worldenvironmentday.global

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

16 de novembro de 2025

Categoria é voltada às reportagens jornalísticas e produtos de comunicação desenvolvidos nas Bacias PCJ Os trabalhos de comunicação “Podcast: Histórias da Floresta: E eu com…

Pular para o conteúdo