Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Plenária do Consórcio PCJ destaca importância da construção dos reservatórios de Amparo e Pedreira para a região

12 março 2019



Evento ainda reelegeu o presidente Benjamim Bill Vieira de Souza e elegeu a nova diretoria da entidade

A Reunião Plenária do Consórcio PCJ, realizada na manhã da última terça-feira, dia 12 de março, em Americana (SP), teve como ponto forte a defesa da importância de construção e segurança dos reservatórios de água nas Bacias PCJ e no Estado de São Paulo. O evento também foi marcado pela eleição da nova diretoria para o biênio 2019-2020, que seguirá sendo presidida pelo prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza.

Bill agradeceu o apoio recebido pelos membros do Consórcio PCJ nesses dois últimos anos que esteve à frente da presidência da entidade e reiterou que a sua próxima gestão será marcada por grandes projetos em três áreas. “A nossa prioridade será garantir a reservação em quantidade, preservação e segurança hídrica. Vamos, também, discutir sobre a questão das barragens, sobre a sua importância para a sustentabilidade da nossa região, mas sem deixar de estar atentos à segurança desses empreendimentos. Por fim, queremos transformar o Ribeirão Quilombo num exemplo de revitalização a ser seguido por outras regiões hidrográficas”, disse em sua posse.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, comentou sobre o temor que a sociedade vem demonstrando com relação a segurança das barragens de água, após o trágico acidente em Brumadinho (MG). “É compreensível que a sociedade esteja apreensiva, mas a barragem rompida em Minas Gerais não é um reservatório de água de usos múltiplos como os que possuímos em São Paulo, aquilo é um deposito de resíduos, rejeitos da mineração. Os reservatórios de água usam outra tecnologia muito mais segura. Paralisar a construção desse tipo de empreendimento significa parar o desenvolvimento do Brasil, já que nossa matriz energética é hidrelétrica”, atentou ele, abrindo os debates sobre tema.

Em seguida, representantes da CPFL, que é a operadora do Reservatório de Salto Grande, em Americana (SP), esclareceram a situação da barragem que recentemente foi tema de alarmismo na população após matéria de um grande veículo de imprensa aponta-la como de alto risco, podendo varrer do mapa cidades como Americana, Limeira e Piracicaba. Após a exibição de vídeo institucional sobre a barragem, o gerente de Engenharia da Manutenção da CPFL, Bruno Monte, destacou que o reservatório é seguro e todas as manutenções preventivas estão sendo feitas.

Lahóz completou que o reservatório de Salto Grande só é considerado de alto risco devido ao seu tempo de construção, mais de 70 anos. “É um dado técnico e que vem sendo trabalhado de forma equivocada pelos veículos de comunicação. São necessários mais esclarecimentos para não gerar pânico na população, o Consórcio PCJ possui uma nota técnica que esclarece que mesmo num caso de rompimento, essas cidades não serão afetadas em centros urbanos”, disse.

O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes, esteve presente e expôs que a população do município está contra a construção do reservatório na cidade, nem tanto pelo caso da Barragem de Brumadinho, mas sim pela falta de garantias do Governo do Estado de São Paulo em amparar o município em áreas que serão afetadas pela obra, como a área de segurança pública, saúde e infraestrutura. “Nossa cidade é pequena, esse fluxo de caminhão pesado transitando pelas vias e não há garantia dos empreendedores sobre a manutenção delas ou o reparo no fim das obras. Ou seja, até agora, a população não tem visto nenhum benefício, apenas ônus com essa represa”, informou Bernardes.

O prefeito de Piracicaba e atual presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, defendeu a construção dos dois reservatórios, em Amparo e Pedreira, comentando que não são projetos novos, eles estão sendo discutidos há mais de 20 anos. “É muito estranho que essa obra esteja sendo contestada agora. O Consórcio PCJ e o DAEE realizaram os primeiros estudos de viabilidade em 1992. De lá para cá, as Bacias PCJ lutaram para concretizá-los, para que o governador colocasse no planejamento do Estado, lutamos para conseguirmos recursos que não haviam, e esse processo foi amplamente debatido dentro do Comitê de Bacias e com a comunidade. Se havia a necessidade de parar o processo, deveria ter sido feito lá atrás, não agora”, comentou Negri.

Durante a reunião, os demais prefeitos e membros do Consórcio PCJ, concordaram que a entidade seja um fórum de debates para intermediar os dissensos e encontrar uma solução para que as obras das barragens de Amparo e Pedreira sejam continuadas. Está em negociação a realização de um seminário sobre as diferenças de construção das barragens de água e usos múltiplos e sua segurança, em conjunto com a CPFL, inclusive com a possibilidade de visita técnica ao reservatório.

Lançamento do Livro do Quilombo

Na ocasião, o Presidente do Consórcio PCJ reeleito, Benjamim, Bill Vieira de Souza, ao lado do secretário executivo da entidade e dos demais representantes dos municípios que compõe a Bacia do Ribeirão Quilombo, lançaram livro que retrata o projeto de revitalização do curso d’água. “Nosso objetivo é trazer vida novamente ao ribeirão e inspirar a outros municípios a despoluir seus rios, riachos e ribeirões a partir das propostas que estamos aplicando no Quilombo”, comentou Bill.

Junto com o livro “Ribeirão Quilombo – O Desafio de trazer a vida de novo”, foi lançado o vídeo da campanha das mídias sociais que o Consórcio PCJ realizará para promover o projeto de revitalização do ribeirão.

Lançamento do 7º Prêmio Ação pela Água

Durante a reunião, foram apresentadas as regras para inscrição de projetos para o 7º Prêmio Ação pela Água, que contará com seis categorias nessa edição, tendo como novidade uma exclusiva para os veículos de imprensa. O período para inscrição vai do dia 12 de março à 22 de julho de 2019. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 30 de setembro e a premiação no dia 17 de outubro, junto com a celebração de 30 anos do Consórcio PCJ. Mais detalhes e informações podem ser conferidas no site: https://agua.org.br/premio-acao-pela-agua/

Nova Diretoria para o Biênio 2019-2020

Confira abaixo como ficou a composição do Conselho Diretor do Consórcio PCJ para os próximos dois anos:

Presidente
Benjamim Bill Vieira de Souza – prefeito de Nova Odessa

Vice-Presidente do Programa de Políticas de Recursos Hídricos
Mário Botion – prefeito de Limeira

Vice-Presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental
Nilson Alcides Gaspar – prefeito de Indaiatuba

Vice-Presidente do Programa de Assuntos Institucionais
Angelo Perugini – prefeito de Hortolândia

Vice-presidente do Programa de Integração Regional
José Silvino Cintra – prefeito de Piracaia

Vice-Presidente dos Programas Regionais
Hamilton Bernardes Júnior – prefeito de Pedreira

Vice-Presidente do Programa de Resíduos Sólidos
Carlos Alberto Lisi – prefeito de Saltinho

Vice-Presidente do Programa de Ampliação da Disponibilidade Hídrica
Carlos Defavari – prefeito de Rio das Pedras

Vice-Presidente do Programa de Proteção aos Mananciais
Representante da Empresa Sabesp

Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão
Representa da Empresa Águas do Mirante

Vice-Presidente do Programa de Sistemas de Monitoramento das Águas
Representante da Empresa Sanasa/Campinas

Conselheiros – representantes:

Municípios de até 50 mil habitantes:
Capivari, Ipeúna, Holambra, Corumbataí, Extrema (MG)

Municípios de até 500 mil habitantes:
Americana, Itatiba e Piracicaba

Municípios com mais de 500 mil habitantes:
Campinas

Empresas:
Dae Jundiaí, BRK Ambiental, Evonik, Usina Ester e Rhodia

Agentes de Interlocução:
Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Camanducaia/MG, Jaguariúna, Rio Claro, Santa Barbara D’Oeste, Cordeirópolis e Valinhos.


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?