Plenária do Consórcio PCJ destaca importância da construção dos reservatórios de Amparo e Pedreira para a região

Evento ainda reelegeu o presidente Benjamim Bill Vieira de Souza e elegeu a nova diretoria da entidade

A Reunião Plenária do Consórcio PCJ, realizada na manhã da última terça-feira, dia 12 de março, em Americana (SP), teve como ponto forte a defesa da importância de construção e segurança dos reservatórios de água nas Bacias PCJ e no Estado de São Paulo. O evento também foi marcado pela eleição da nova diretoria para o biênio 2019-2020, que seguirá sendo presidida pelo prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza.

Bill agradeceu o apoio recebido pelos membros do Consórcio PCJ nesses dois últimos anos que esteve à frente da presidência da entidade e reiterou que a sua próxima gestão será marcada por grandes projetos em três áreas. “A nossa prioridade será garantir a reservação em quantidade, preservação e segurança hídrica. Vamos, também, discutir sobre a questão das barragens, sobre a sua importância para a sustentabilidade da nossa região, mas sem deixar de estar atentos à segurança desses empreendimentos. Por fim, queremos transformar o Ribeirão Quilombo num exemplo de revitalização a ser seguido por outras regiões hidrográficas”, disse em sua posse.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, comentou sobre o temor que a sociedade vem demonstrando com relação a segurança das barragens de água, após o trágico acidente em Brumadinho (MG). “É compreensível que a sociedade esteja apreensiva, mas a barragem rompida em Minas Gerais não é um reservatório de água de usos múltiplos como os que possuímos em São Paulo, aquilo é um deposito de resíduos, rejeitos da mineração. Os reservatórios de água usam outra tecnologia muito mais segura. Paralisar a construção desse tipo de empreendimento significa parar o desenvolvimento do Brasil, já que nossa matriz energética é hidrelétrica”, atentou ele, abrindo os debates sobre tema.

Em seguida, representantes da CPFL, que é a operadora do Reservatório de Salto Grande, em Americana (SP), esclareceram a situação da barragem que recentemente foi tema de alarmismo na população após matéria de um grande veículo de imprensa aponta-la como de alto risco, podendo varrer do mapa cidades como Americana, Limeira e Piracicaba. Após a exibição de vídeo institucional sobre a barragem, o gerente de Engenharia da Manutenção da CPFL, Bruno Monte, destacou que o reservatório é seguro e todas as manutenções preventivas estão sendo feitas.

Lahóz completou que o reservatório de Salto Grande só é considerado de alto risco devido ao seu tempo de construção, mais de 70 anos. “É um dado técnico e que vem sendo trabalhado de forma equivocada pelos veículos de comunicação. São necessários mais esclarecimentos para não gerar pânico na população, o Consórcio PCJ possui uma nota técnica que esclarece que mesmo num caso de rompimento, essas cidades não serão afetadas em centros urbanos”, disse.

O prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes, esteve presente e expôs que a população do município está contra a construção do reservatório na cidade, nem tanto pelo caso da Barragem de Brumadinho, mas sim pela falta de garantias do Governo do Estado de São Paulo em amparar o município em áreas que serão afetadas pela obra, como a área de segurança pública, saúde e infraestrutura. “Nossa cidade é pequena, esse fluxo de caminhão pesado transitando pelas vias e não há garantia dos empreendedores sobre a manutenção delas ou o reparo no fim das obras. Ou seja, até agora, a população não tem visto nenhum benefício, apenas ônus com essa represa”, informou Bernardes.

O prefeito de Piracicaba e atual presidente dos Comitês PCJ, Barjas Negri, defendeu a construção dos dois reservatórios, em Amparo e Pedreira, comentando que não são projetos novos, eles estão sendo discutidos há mais de 20 anos. “É muito estranho que essa obra esteja sendo contestada agora. O Consórcio PCJ e o DAEE realizaram os primeiros estudos de viabilidade em 1992. De lá para cá, as Bacias PCJ lutaram para concretizá-los, para que o governador colocasse no planejamento do Estado, lutamos para conseguirmos recursos que não haviam, e esse processo foi amplamente debatido dentro do Comitê de Bacias e com a comunidade. Se havia a necessidade de parar o processo, deveria ter sido feito lá atrás, não agora”, comentou Negri.

Durante a reunião, os demais prefeitos e membros do Consórcio PCJ, concordaram que a entidade seja um fórum de debates para intermediar os dissensos e encontrar uma solução para que as obras das barragens de Amparo e Pedreira sejam continuadas. Está em negociação a realização de um seminário sobre as diferenças de construção das barragens de água e usos múltiplos e sua segurança, em conjunto com a CPFL, inclusive com a possibilidade de visita técnica ao reservatório.

Lançamento do Livro do Quilombo

Na ocasião, o Presidente do Consórcio PCJ reeleito, Benjamim, Bill Vieira de Souza, ao lado do secretário executivo da entidade e dos demais representantes dos municípios que compõe a Bacia do Ribeirão Quilombo, lançaram livro que retrata o projeto de revitalização do curso d’água. “Nosso objetivo é trazer vida novamente ao ribeirão e inspirar a outros municípios a despoluir seus rios, riachos e ribeirões a partir das propostas que estamos aplicando no Quilombo”, comentou Bill.

Junto com o livro “Ribeirão Quilombo – O Desafio de trazer a vida de novo”, foi lançado o vídeo da campanha das mídias sociais que o Consórcio PCJ realizará para promover o projeto de revitalização do ribeirão.

Lançamento do 7º Prêmio Ação pela Água

Durante a reunião, foram apresentadas as regras para inscrição de projetos para o 7º Prêmio Ação pela Água, que contará com seis categorias nessa edição, tendo como novidade uma exclusiva para os veículos de imprensa. O período para inscrição vai do dia 12 de março à 22 de julho de 2019. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 30 de setembro e a premiação no dia 17 de outubro, junto com a celebração de 30 anos do Consórcio PCJ. Mais detalhes e informações podem ser conferidas no site: https://agua.org.br/premio-acao-pela-agua/

Nova Diretoria para o Biênio 2019-2020

Confira abaixo como ficou a composição do Conselho Diretor do Consórcio PCJ para os próximos dois anos:

Presidente
Benjamim Bill Vieira de Souza – prefeito de Nova Odessa

Vice-Presidente do Programa de Políticas de Recursos Hídricos
Mário Botion – prefeito de Limeira

Vice-Presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental
Nilson Alcides Gaspar – prefeito de Indaiatuba

Vice-Presidente do Programa de Assuntos Institucionais
Angelo Perugini – prefeito de Hortolândia

Vice-presidente do Programa de Integração Regional
José Silvino Cintra – prefeito de Piracaia

Vice-Presidente dos Programas Regionais
Hamilton Bernardes Júnior – prefeito de Pedreira

Vice-Presidente do Programa de Resíduos Sólidos
Carlos Alberto Lisi – prefeito de Saltinho

Vice-Presidente do Programa de Ampliação da Disponibilidade Hídrica
Carlos Defavari – prefeito de Rio das Pedras

Vice-Presidente do Programa de Proteção aos Mananciais
Representante da Empresa Sabesp

Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão
Representa da Empresa Águas do Mirante

Vice-Presidente do Programa de Sistemas de Monitoramento das Águas
Representante da Empresa Sanasa/Campinas

Conselheiros – representantes:

Municípios de até 50 mil habitantes:
Capivari, Ipeúna, Holambra, Corumbataí, Extrema (MG)

Municípios de até 500 mil habitantes:
Americana, Itatiba e Piracicaba

Municípios com mais de 500 mil habitantes:
Campinas

Empresas:
Dae Jundiaí, BRK Ambiental, Evonik, Usina Ester e Rhodia

Agentes de Interlocução:
Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Camanducaia/MG, Jaguariúna, Rio Claro, Santa Barbara D’Oeste, Cordeirópolis e Valinhos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo