Plenária de entidades do Consórcio PCJ se reúne para troca de experiências entre o terceiro setor

 

19/08/2011

 

O Consórcio PCJ promove nesse sábado, 20 de agosto, a partir das 9h, a 2ª Reunião da Plenária de Entidades de 2011, na sede da entidade, em Americana (SP), em que serão debatidas ações de gestão de recursos hídricos nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), além debater com a sociedade civil sobre as regras operativas do Sistema Cantareira, antevendo-se ao período de chuvas 2011 – 2012.

A Plenária reúne as entidades da sociedade civil inseridas nos municípios das bacias PCJ. A ação, além de integrar a população às discussões, busca fortalecer o diálogo, a troca de experiências e a interlocução das vivências no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos.

Durante o evento, os representantes da sociedade civil realizarão o intercâmbio de informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos em cada realidade. Além disso, um representante do instituto Vale das Garças irá proferir uma palestra sob o título “Elaboração, Indicadores e Metodologia de Projetos Sociais – Aspectos e Experiências para o Terceiro Setor”.

De acordo com o coordenador da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ e presidente da Florespi (Associação de Recuperação Florestal da Bacia do Rio Piracicaba e Região), Ricardo Schmidt, a participação da sociedade é indispensável nas discussões dos temas propostos. “A Plenária existe desde a fundação do Consórcio PCJ justamente para integrar a participação da sociedade civil nessas questões. O Consórcio sempre foi esse articulador que permite o intercâmbio de experiência que propiciam avanços e conhecimentos nas bacias PCJ”, afirma.

Sobre as atuais regras do Sistema Cantareira, o encontro pretende discutir os aspectos relacionados com os eventos extremos. Para Schimidt, “Os eventos extremos [ocorridos nos últimos verões] colocou essa pauta em discussão. No encontro, vamos sistematizar essas informações e buscar esclarecer à sociedade todas as questões que norteiam esse assunto. Assim, esperamos que as informações sejam disseminadas através da própria sociedade”.

A Plenária de Entidades do Consórcio PCJ, historicamente, faz a articulação e integração da sociedade civil, o que permite sistematizar a participação e racionalizar a organização interna do grupo, a apresentação de demandas e o fluxo de informações entre os participantes, o que garante o bom uso do espaço colegiado. A Plenária é formada por representantes credenciados de Entidades Civis (Associações de classe, universidades, sindicatos, entidades ambientalistas e outras ONG’s), legalmente constituídas e sediadas nos municípios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

 

 

1 – Abertura;

2 –  Informes sobre Consórcio PCJ, Comitês PCJ e Fundação Agência de Bacia;

3 – Capacitação: “Elaboração, Indicadores e Metodologia de Projetos Sociais – Aspectos e Experiências para o Terceiro Setor” – Instituto Vale das Garças

4 – Regras Operativas do Sistema Cantareira para o período 2011/2012;

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo