Plataforma Digital de Monitoramento da Governança Hídrica é lançada oficialmente e pretende auxiliar o planejamento estratégico de recursos hídricos do Brasil

Evento promovido pelo OGA em São Paulo também apresentou o relatório “Panorama das Águas do Brasil”

O Observatório da Água (OGA) lançou na última quinta-feira (04), em São Paulo, a Plataforma Digital de Monitoramento da Governança Hídrica e o relatório intitulado “Panorama das Águas do Brasil: um olhar do OGA”, com o objetivo de contribuir para o planejamento estratégico dos recursos hídricos do Brasil e fortalecer a ação dos Comitês de Bacias.

O lançamento aconteceu na Sala Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo e a plataforma agora será apresentada no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no dia 11 de setembro, em Vitória (ES), durante uma oficina conjunta com o MapBiomas Águas.

O Consórcio PCJ esteve presente, representado pela coordenadora de projetos da entidade, Priscila Marcon, que também participou como pesquisadora, durante o processo de elaboração da plataforma. A Família PCJ também foi representada com as presenças do secretário executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva, e o diretor presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, uma vez que os Comitês PCJ é um dos 28 que aderiram ao protocolo de monitoramento da plataforma do OGA.

A plataforma é uma importante ferramenta para auxiliar o sistema gerenciamento dos recursos hídricos no enfrentamento de futuras crises hídricas e, também, de fortalecer a governança da água no país, uma vez que a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) fomenta a gestão descentralizada e participativa. “A água precisa entrar na agenda do planejamento estratégico do Brasil, tendo o elemento da governança como importante centro de debates sobre a gestão dos recursos hídricos, esse é um espaço público conquistado pela população brasileira, um espaço participativo e descentralizado”, comentou durante o evento, o secretário executivo do OGA, Ângelo Lima.

Com o relatório “Panorama das Águas do Brasil”, o OGA pretende popularizar os temas relacionados a água além de atentar para as transformações que as mudanças climáticas estão ocasionando à gestão dos recursos hídricos. No documento, são destacados o cenário crítico das águas no Brasil, com dados recentes do MapBiomas; perdas de água superficial, os impactos à saúde pública pela falta de saneamento, desequilíbrio do ciclo da água, entre outros.

Segundo o secretário executivo do OGA, essas iniciativas buscam colocar o tema da água cada vez mais presente no dia a dia, destacando o papel da governança. “A gente deveria pensar na governança como o índice de desenvolvimento humano (IDH), que nesse caso seria o IDG (Índice de Desenvolvimento da Governança) e de colocar a governança como um índice tão importante para termos a gestão das águas. No Brasil e possivelmente no mundo, não basta o trabalho ter valor técnico, não basta ser coletivo, é preciso ganhar força política e para isso, precisa ganhar corações e mentes”, atentou Lima.

O evento ainda destacou sobre a importância da resiliência hídrica no enfrentamento das mudanças climáticas, trabalhando no planejamento para dar mais Segurança Hídrica aos territórios das bacias hidrográficas.

SOBRE A PLATAFORMA DE MONITORAMENTO DA GOVERNANÇA

A Plataforma de Monitoramento da Governança Hídrica é uma ferramenta digital que permite avaliar a gestão das águas no Brasil. A análise é feita de forma colaborativa e permite aos comitês e organismos de bacia hidrográfica avaliarem a situação da gestão a partir de cinco dimensões e 52 indicadores, identificarem fragilidades e potencialidades e criarem um plano de ação para melhoria contínua. Todos os dados inseridos na plataforma são de uso exclusivo do comitê ou organismo e somente os resultados gerais, quando autorizados, serão divulgados pelo Observatório das Águas (OGA).

Os Comitês de Bacias interessados em aderir ao protocolo de monitoramento da plataforma do OGA podem fazê-lo pelo site: https://ogamonitoramento.com.br/home

O CONSÓRCIO PCJ E O OGA

O Observatório da Governança das Águas (OGA) é uma rede que atua para garantir a segurança hídrica através da articulação, mobilização e integração de atores relacionados à governança e à gestão das águas no Brasil.

Fundado em julho de 2014, após uma série de oficinas para discutir a promulgação da Lei Federal Nº 9433/97 – que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), o Observatório surge para ser um instrumento que fortalece e aprimora as políticas e os sistemas de recursos hídricos do País.

O Consórcio PCJ foi uma das entidades que auxiliou e apoiou a fundação do OGA. Desde então, as duas instituições têm atuado em conjunto pela boa gestão dos recursos hídricos. OGA e Consórcio PCJ já realizaram diversas ações, como a organização de Side Events na Conferência sobre Água da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2023, na cidade de Nova York (EUA), promoção de painéis sobre a experiência de governança da água do Brasil, no 10º Fórum Mundial da Água, em Bali, na Indonésia, entre outras importantes iniciativas.

Mais informações acesse: https://observatoriodasaguas.org.br/

Foto: Marianna Bonaccini/Alesp

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

19 de novembro de 2025

Os ganhadores serão conhecidos durante o Seminário de Avaliação que acontecerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) O…

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

Pular para o conteúdo