Plantio de 22 Ipês brancos dão início à neutralização de emissão de carbono das obras da Casa Modelo EcoDecor

 03/11/2011

Ação comemora os 22 anos do Consórcio PCJ, o Dia Regional de Proteção aos Mananciais e a integração regional

O Consórcio PCJ realiza na próxima sexta-feira (04/11), em sua sede, a partir das 9h30, um plantio de 22 mudas de Ipês Brancos que dão início ao plantio das 100 árvores que vão neutralizar a emissão de carbono das obras da Casa Modelo EcoDecor. O evento comemora, ainda, os 22 anos da entidade e contará com a participação de representantes da prefeitura de Americana, Corpo de Bombeiros e estudantes.

A ação também faz parte das comemorações pelo Dia Regional de Proteção aos Mananciais e a união entre os municípios das bacias PCJ em prol dos recursos hídricos. Segundo o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, “a espécie da cor branca foi aderida por remeter à paz e coincidir com o trabalho da entidade que nesses 22 anos de trabalho, através do fomento, planejamento e conscientização promove a integração regional e atua preventivamente contra a ocorrência de conflitos provocados pelo uso múltiplo e compartilhado da água”.

O Dia de Proteção aos Mananciais foi instituído através da portaria 002/2000, em homenagem ao aniversário e ao trabalho desenvolvido pelo Consórcio PCJ para a recuperação e preservação dos rios da região.

Desde o estabelecimento da data, em 2000, o Programa de Proteção aos Mananciais e Educação Ambiental do Consórcio PCJ, participam da coordenação das ações.  A espécie que representa a iniciativa também é o Ipê, árvore símbolo do Brasil. Por esse motivo, nos últimos onze anos, a espécie ganhou espaço na paisagem urbana da região. Algumas prefeituras, empresas e ONGs também utilizam outras cores para comemorar a data.

A Casa Modelo EcoDecor tem início no próximo dia 8 de novembro, a partir das 9h, na sede do Consórcio PCJ. Para mais informações acesse o site www.agua.org.br e clique no banner do evento.

A iniciativa conta com patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan e Invista, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil, AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, Tintas Hydronorth, PMK Propaganda e Marketing. O projeto está sendo supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo.

Projeto registra árvores históricas

O Consórcio PCJ, com o auxílio de parceiros, pretende lançar o “Projeto Registro Especial GPS Florestal” para registrar e cadastrar árvores da região com conotação histórica, cultural ou técnica. O lançamento acontece na cerimônia de abertura da mostra Casa Modelo EcoDecor, Durante a ocasião, também será plantada uma muda de “ipê branco” em frente à Casa Modelo, como  registro do inicio do projeto.

No ano 2000, alguns municípios, como Santa Barbara D’Oeste, plantaram na portaria de uma de suas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), onze mudas de Ipê branco em comemoração ao tempo de existência do Consórcio PCJ.  Hoje, pela continuidade dos plantios com várias espécies florestais adicionais, o local transformou-se em um sub-bosque .

A equipe da secretaria executiva do Consórcio PCJ também estimulou os vereadores membros do Conselho Fiscal da entidade para que usassem as “tribunas livres”, nas câmaras municipais para ressaltar o Dia Regional de Proteção aos Mananciais, bem como o aniversário do Consórcio PCJ. Ao longo desses anos, as comemorações tiveram vários desdobramentos e ações, como desfiles ambientais, concursos de poesias, coletas de materiais recicláveis, entre outros.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo