Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção é tema central de capacitação do Consórcio PCJ sobre ações para amenizar efeitos de eventos hidrológicos extremos

Na próxima quinta-feira, dia 22 de agosto, o Consórcio PCJ promoverá o curso “Ações de Contingenciamento para Eventos Extremos – Cases dos Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção”, no auditório do COTIL, na Unicamp, no campus Limeira (SP). A capacitação será dividida em duas partes: a teórica, pela manhã, e a prática, com visitas técnicas no período da tarde. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Limeira e da Unicamp/COTIL.

A abertura do curso contará com a exposição dos técnicos do Consórcio PCJ sobre as “Estratégias para superar eventos climáticos Extremos”. Em seguida, as apresentações serão realizadas pelo Professor da Unicamp/COTIL, Carlos Leite, que abordará “Piscinões Ecológicos em áreas urbanas – Experiências do município de Limeira”, em seguida ocorrerá a exposição do Diretor de Saneamento e Drenagem da prefeitura municipal de Limeira, Armando Geraldo Cecato, que atentará sobre “Drenagem Urbana e a Aplicação da Lei Estadual Nº 12.526/2007” e, por fim, a palestra “Piscinões Ecológicos Rurais – Apresentação, Vantagens e Dimensionamento”, que será apresentada por Dagoberto Guidi e Tikara Okawada, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

As visitas técnicas em duas áreas demonstrativas. A primeira será no Piscinão Ecológico Urbano, localizado no bairro Residencial Roland, e em seguida os participantes visitarão as bacias de retenção implantadas na região da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pinhal.

O curso tem como objetivo discutir os impactos dos eventos climáticos extremos, que têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o planeta e em nossa região. A incidência de chuvas cada vez mais fortes em curtos espaços de tempo acabam acarretando problemas de inundação em áreas urbanas e erosões e assoreamento de cursos d’água em áreas rurais. O Planejamento estratégico para tornar nossas cidades mais resilientes e aptas a superar tais eventos apresenta-se como um grande desafio da atualidade.

Segundo o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, a última década mostrou que as Bacias PCJ passou por diversas situações de eventos hidrológicos extremos, o que exige do planejamento futuro um olhar mais atencioso a essas ocorrências. “Na última década vimos o Sistema Cantareira atingir 100% de sua reservação de água e, em seguida, tivemos de extrair a água do volume morto dos reservatórios, durante a pior crise hídrica de São Paulo. Portanto, investir em ações de contingenciamento para eventos extremos é investir na sustentabilidade hídrica futura”, atenta.

As atividades tanto da manhã quanto da tarde serão abertas ao trabalho da imprensa. O Consórcio PCJ solicita apenas que os jornalistas interessados em participar das visitas técnicas no período da tarde disponibilizem seu nome, com antecedência à Assessoria de Comunicação da entidade, pelo e-mail imprensa@agua.org.br.

Serviço:

Evento: Curso “Ações de Contingenciamento para Eventos Extremos – Cases dos Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção”
Data e Horário: 22/08/2019 das 8h30 às 15h30
Local: Auditório do COTIL – Sala Aloísio Vieira, campus FT-Unicamp, localizado à Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, Limeira (SP).

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo