Piracicaba recebe primeiro Encontro de Eventos Hidrológicos Extremos

Primeiro Encontro acontece nessa quinta-feira, dia sete de maio, em Piracicaba (SP) e vai discutir políticas públicas
O ano de 2014 foi o mais seco já registrado na série histórica, superando inclusive a pior seca do período que aconteceu entre os anos de 1953 e 1956. O Sistema Cantareira teve todo seu volume útil consumido, o que acarretou a necessidade de explorar águas mais profundas do reservatório, a chamada reserva técnica. Os Rios das Bacias PCJ tiveram vazões muito restritas, causando dificuldades de captação e danos ambientais como a morte de peixes. Diante disso, o Consórcio PCJ em parceria com a Petrobras/Replan organizará quatro encontros entre os meses de maio e junho, para discutir com a comunidade a ocorrência de “Eventos Hidrológicos Extremos”.
A iniciativa conta com o apoio da Iandé – Educação e Sustentabilidade, Comitês PCJ, OCA Laboratório de Política e Educação Ambiental da ESALQ e do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Conservação e Educação (NACE – PTECA ESALQ USP).
O tema deverá ser central nas discussões sobre políticas públicas com o objetivo de alcançar a sustentabilidade hídrica nas Bacias PCJ. Prova disso, é a revelação feita pelo Professor e Doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, que informou durante a reunião do Grupo de Eventos Extremos do Consórcio PCJ, que o Estado de São Paulo poderá passar por nova estiagem tão severa quanto a do ano passado ou pior, entre os anos de 2022 e 2025. Segundo ele, é necessário que os órgãos gestores se preparem para essa ocorrência climática.
A informação de Zuffo faz parte do início da atualização do Estudo sobre as disponibilidades hídricas do convênio que o Consórcio PCJ possui com a Unicamp, que incluirá as ocorrências climáticas dos anos de 2014 e 2015, para balizar as propostas da entidade para a renovação da outorga do Cantareira.
A ocorrência de eventos extremos se intensificou nas Bacias PCJ. Em cinco anos, a região passou de um extremo período caracterizado por excesso de chuvas (entre os anos de 2009 a 2012) para um período de seca nunca antes registrada (2014/2015). Esse cenário, somado às previsões do Professor Zuffo, motivaram o Consórcio PCJ a debater o tema com a comunidade.

Primeiro encontro acontecerá em Piracicaba (SP)
O primeiro encontro para debater o tema acontecerá no dia sete de maio, a partir das 8h, no SESC em Piracicaba (SP) e o tema será: “Políticas Públicas no Contexto dos Eventos Extremos”, e contará com a participação do Professor Doutor da ESALQ/USP, Marcos Sorrentino, do Diretor Regional da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, e com o representante da concessionária de abastecimento Águas de Itu, Carlos Diego.
Na abertura oficial do evento terá a presença do prefeito municipal de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Gabriel Ferrato, do secretário municipal de defesa do meio ambiente, Rogério Vidal.
Os outros eventos serão no município de Capivari (SP), na próxima semana, no dia 14 de maio, em Jundiaí (SP), no dia 21 do mesmo mês, e o encontro de encerramento voltará a ocorrer no município de Piracicaba, no dia 21 de junho. Mais detalhes da programação podem ser obtidos na página do Facebook, criada exclusivamente sobre o evento (clique aqui para acessar), e no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br).
O propósito dos encontros é informar e situar os participantes sobre a realidade dos eventos extremos nas Bacias PCJ e construir um plano de ação para a prevenção e superação desses fenômenos climáticos, além de potencializar a divulgação das ações e informações geradas do comportamento hidrológico feito pela Sala de Situação dos Comitês PCJ e organismos gestores.
Os eventos extremos estão se tornando cada vez mais rotineiros e intensos, as chuvas de 2014 e 2015 não conseguiram carregar em 100% as nascentes das Bacias PCJ. Prova disso é que mesmo com as chuvas acima da média histórica nos meses de fevereiro e março de 2015, as vazões dos rios nas Bacias PCJ estão abaixo da média para o período. Em 2014, que é considerado a estiagem mais severa dos últimos 90 anos, os rios das Bacias PCJ apresentaram recordes de baixas vazões, o Rio Piracicaba, por exemplo, que nessa época mais seca do ano, costuma apresentar vazões de 40 m³/s, chegou apresentar 4 m³/s, durante o mês de agosto, a menor vazão já registrada. O Rio Atibaia, próximo à captação de Valinhos e Campinas, teve momentos de vazões de 3 m³/s, quando o natural seria no mínimo 15 m³/s.
O evento é aberto à participação da imprensa, sendo necessária a confirmação de presença pelo telefone (19) 3475 9408.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo