Piracicaba alcança 70% de tratamento de esgoto com inauguração da ETE Ponte do Caixão

 O município consorciado de Piracicaba inaugurou nessa quarta-feira, dia 22, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) “Ponte do Caixão” que possibilita o tratamento de 70% do efluente coletado na cidade, atendendo a 150 mil habitantes, todos moradores da margem esquerda do rio Piracicaba, exceto os da bacia do Piracicamirim.

 
O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que também exerce a presidência dos Comitês PCJ, utilizou a palavra sustentabilidade diversas vezes em seu discurso na inauguração, atentando que a nova ETE é uma das mais modernas. Negri anunciou que já estão reservados os recursos para a construção de mais outra estação em 2013, o que fará Piracicaba chegar a 100% de tratamento de esgoto.
 
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, disse que as ações ambientais no município são consideradas como “Fenômeno Piracicaba”. “Qualquer ação relacionada ao meio ambiente realizada em Piracicaba é multiplicada em estímulo e entusiasmo para todos e que essa obra mais uma vez faça com que toda a Bacia PCJ rume ao 100% de tratamento de esgoto”, afirmou ele, que na ocasião representou o Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini.
 
O Presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Vlamir Schiavuzzo, destacou a importância da obra. “No mês de aniversário da cidade, esse é um presente que o Semae dá a todos os cidadãos que sempre se preocuparam com o nosso rio. Nós estamos colaborando com a preservação do meio ambiente para as gerações futuras”, disse.
 
O Semae investiu mais de R$ 50 milhões em todo o sistema da Ponte do Caixão. Ele incluiu a construção da ETE, Estações Elevatórias de Esgotos (EEEs) Glebas Califórnia, Bongue, Itapeva e Santo Antonio, além da instalação de 7,35 km de redes interceptoras e 4,7 km de redes coletoras. Durante o primeiro ano de funcionamento, o sistema será operado pelo Consórcio COM Engenharia/Cesb.
 
Para tratar o esgoto de 150 mil habitantes, a nova Estação conta com sistema de três tanques – cada um tem 2.500 m2 – e três decantadores de 910 m2, onde o lodo é separado da água que é devolvida 100% tratada ao rio Piracicaba. Dentro da própria ETE Ponte do Caixão, depois de passar pelo tratamento, a água que sai do processo é reutilizada e usada para lavagem de pátios e irrigação de plantas e jardins.
 
A preocupação com o meio ambiente pode ser notada nas instalações da ETE Ponte do Caixão. No pátio da Estação, uma área de 2 mil m2, foi todo revestido com material resultante da usinagem de descarte de entulho da construção civil. Foi implantado, também, um cinturão verde, onde já foram plantadas 400 mudas de árvores de diversas espécies arbóreas, recuperando uma área antes degradada.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo