Piracaia melhora no Ranking Município Verde Azul e recebe Troféu Resiliência

O município de Piracaia (SP), associado ao Consórcio PCJ, subiu 77 posições no ranking de 645 municípios do Estado de São Paulo, no Programa Município Verde Azul – PMVA, que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A cidade passou da 264ª para a 187ª posição.
Nesse ano, o PMVA inovou e decidiu premiar interlocutores e suplentes que permanecem atuantes desde o início do Programa, embora os respectivos municípios nunca tenham alcançado a certificação. É o Troféu Resiliência que foi concedido a 15 pessoas, entre elas Alcista Hummel e Ana Watanabe, da equipe de Piracaia.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Os municípios associados ao Consórcio PCJ melhoraram seu desempenho em relação ao ano anterior. Em 2016, 27 municípios melhoraram suas notas no Ranking do Município Verde Azul em relação ao ano passado, e destes 12 obtiveram nota acima de 80 pontos e ganharam, portanto, o certificado Município Verde Azul.

A Prefeitura de Bragança Paulista foi o município melhor colocado entre os associados, conquistando a 5ª colocação no Ranking Ambiental Paulista. A solenidade de apresentação do Ranking Município Verde Azul 2016 aconteceu no dia oito de dezembro, no São Paulo Expo, na capital.

O Consórcio PCJ todos os anos auxilia os municípios com ações de educação ambiental e gestão de recursos hídricos, com o objetivo de melhorar o desempenho junto ao Programa Município Verde Azul. Os associados interessados em obter apoio podem entrar em contato pelo e-mail agua@agua.org.br para as ações em 2017, quando será liberado um novo ranking.

Colaboração Texto: Assessoria de Imprensa – Município de Piracaia

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo