Com o tema “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”, os participantes conheceram de perto as ações da planta da Replan, em Paulínia (SP), e conceito sobre eficiência hídrica apresentado pela empresa convidada, Kilimo
O Consórcio PCJ realizou na manhã da última sexta-feira, dia 3, Encontro do Grupo das Empresas Associadas à entidade. O evento ocorreu na planta da Petrobras/Replan, em Paulínia (SP), tendo como tema, “Proteção aos Mananciais e Recarga Hídrica”. A programação do encontro contou com palestras, debates e visita técnica à refinaria, além da participação especial de Juan Rios, da empresa convidada Kilimo, que abordou sobre eficiência hídrica e o trabalho desenvolvido para gestão sustentável da água na agricultura.
O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, abriu a reunião lembrando sobre a história da participação do setor privado na entidade: “Estamos aqui hoje e não é por acaso. As empresas puderam se associar ao Consórcio PCJ em 1996, após uma iniciativa da Petrobras, que avaliou as ações do Consórcio e julgou importante que, além dos municípios, as corporações também participassem. A Petrobras organizou um café da manhã histórico, aqui mesmo na Replan, convidando outras organizações locais, que aderiram ao Consórcio PCJ”.
Replan e o desafio da segurança hídrica
A planta da Petrobras/Replan é a maior refinaria do país em capacidade de processamento. Responsável por 20% do refino de petróleo da Petrobras, atende cerca de 30% do território brasileiro, conta com 3.300 colaboradores e representa 1,05% do PIB nacional.
Além de sua relevância econômica, a Replan apoia diversos projetos sociais e ambientais na região, como o Programa Autonomia e Renda Petrobras, Projeto Paulínia Educação & Cidadania, Os Canarinhos da Terra, Primeira Infância, Projeto de Olho nos Rios, Projeto Semeando Água e o Corredor Caipira.
O Gerente de Meio Ambiente da Replan, Valdir Pinheiro, destacou o cuidado da companhia com o uso racional da água. “A Replan, dentro do sistema Petrobras, tem uma missão: produzir cada vez mais, atender ao mercado e à população brasileira, usando o mínimo possível de recursos naturais. Isso inclui, obviamente, o uso da água. Todos os esforços da Petrobras e da Replan são voltados à economia desse recurso”.
A Petrobras/Replan foi a primeira empresa a se associar ao Consórcio PCJ e possui, em seu plano estratégico, o compromisso de reduzir em 40% a captação de água até 2030.
Palestra da Kilimo: Eficiência hídrica e agricultura sustentável
Um dos destaques do encontro foi a palestra de Juan Rios, Gerente de Soluções Climáticas da Kilimo, empresa latino-americana especializada em tecnologia e eficiência hídrica na agricultura. A Kilimo atua com soluções baseadas em inteligência artificial para ajudar agricultores a otimizar o uso da água em sistemas de irrigação.
Juan Rios destaca que: “A Kilimo está trabalhando em um programa de recuperação das Bacias PCJ por meio da agricultura, então nós estamos levando a tecnologia para melhorar a eficiência hídrica da produção de alimentos no campo por meio de investimentos das corporações empresariais que têm metas de segurança hídrica e que acaba financiando essa eficiência hídrica no campo”.
Por meio de parcerias entre empresas e produtores rurais, a empresa desenvolve projetos que unem metas corporativas de segurança hídrica ao interesse dos agricultores em aprimorar suas práticas de irrigação. O objetivo é promover eficiência hídrica na agricultura e garantir a disponibilidade de água para as comunidades, os ecossistemas e as próprias empresas nos territórios onde os projetos são implementados. O setor agrícola é responsável por cerca de 70% do consumo de água doce no mundo, e 46% no Brasil, segundo dados apresentados.
Troca de experiências e visita técnica à planta da Replan
Após as apresentações, os participantes puderam debater e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados. Entre as questões levantadas, estiveram a manutenção da conservação ambiental e o tratamento de efluentes na Replan, temas que despertaram interesse do público presente.
Encerrando o encontro, os representantes das empresas associadas participaram de uma visita técnica às instalações da refinaria, guiada pelo Gerente de Meio Ambiente, Valdir Pinheiro. O grupo percorreu parte da área da Replan, que possui um perímetro de 23 quilômetros, conhecendo de perto a dimensão e a complexidade da operação industrial.
Durante a visita, os participantes puderam observar os tanques de armazenamento, os diques de contenção, as tubovias interligadas, as esferas de GLP e as tochas de segurança, estruturas que compõem a infraestrutura responsável pelo funcionamento da maior refinaria do país.
O Gerente de Meio Ambiente destacou a importância do encontro: “Essa reunião do Grupo das Empresas Associadas ao Consórcio PCJ é uma troca de experiências e também um fortalecimento das corporações. Buscamos sempre um menor consumo de recursos hídricos, tão importantes para a nossa região.”
Galeria de fotos
📸 Veja as imagens do encontro no Flickr: https://www.flickr.com/photos/consorciopcj/albums/72177720329536785/
Sobre o Grupo das Empresas Associadas ao Consórcio PCJ
O Grupo das Empresas Associadas é formado por grandes corporações nacionais e internacionais e tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio PCJ. A utilização de água das empresas associadas representa 80% do total do uso industrial das Bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.
O encontro do Grupo das Empresas tem como objetivo promover o diálogo e ampliar o debate sobre os desafios enfrentados pelas organizações em questões ambientais, com foco na gestão de recursos hídricos. Cada encontro é realizado em uma empresa anfitriã e tem como objetivo estimular a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções conjuntas para desafios relacionados à sustentabilidade, aos recursos hídricos e ao meio ambiente.
A participação do setor empresarial no Consórcio PCJ teve início em 1996 e, desde então, o grupo realiza encontros técnicos e desenvolve atividades voltadas para temas estratégicos, como gestão de recursos hídricos, saneamento, reflorestamento, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outros.
Atualmente, 26 corporações integram o Grupo das Empresas Associadas, sendo elas: Agrícola Monte Carmelo, AEGEA Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, BRK Ambiental, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), CPIC Fiberglass, DAE Jundiaí, Ester Agroindustrial, Evonik, Fareva, Klabin, Miracema-Nuodex,Orizon, Petrobras/Replan, Pirelli, Raízen – Usina Costa Pinto, Rhodia Solvay Group, Sabesp, Sanasa, Unilever e Ypê – Química Amparo.