Pesquisa aponta que mais de 80% dos brasileiros estão preocupados com a disponibilidade futura de água

Na percepção da população a indústria é a maior consumidora de água.

A organização não governamental WWF-Brasil, divulgou pesquisa no mês de junho, encomendado junto ao Ibope, onde mostra que mais de 80% dos brasileiros reconheceram que vão ter problemas de abastecimento de água no futuro e, desses, 68% reconheceram que o desperdício de água é a principal causa desse problema.

A pesquisa apontou, ainda, que nas residências o desperdício de água é elevado, pois, 48% dos entrevistados afirmaram consomem água em suas casas sem controle, o que mostra um crescimento em relação à pesquisa nos cinco anos anteriores, quando essa parcela atingia 37%. Mais de 45% confirmaram que não adotam nenhuma medida de economia de água em suas casas.

Indústrias

No levantamento feito, 81% dos entrevistados apontaram a indústria e o setor residencial como os vilões do gasto de água, quando na verdade, o setor agrícola, em especial a irrigação, é o maior consumidor do insumo com 69%. A pecuária e as residências consomem 11% de água; e a indústria, apenas 7%.

Para a Gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andréa Borges, as indústrias tem feito sua lição de casa, e contribuído de forma eficaz com a gestão dos recursos hídricos. Segundo ela, é compreensível que a população ainda acredite que as indústrias são as grandes vilãs, devido à proximidade com essa realidade, já que em nossa região a grande maioria da população vive na área urbana.

“As ações do Consórcio PCJ, como visitas técnicas com educadores a empresas da nossa região, mostrando o quanto elas tem investido na conservação da água tem mudado essa percepção, já que o tema interfere diretamente na própria sobrevivência das empresas. Além disso, as indústrias têm investido em ações de responsabilidade socioambiental, garantindo a formação de crianças e jovens para um futuro mais sustentável para todos”, comenta Andréa.

Programa de Educação Ambiental

O Consórcio PCJ realiza ações de educação ambiental desde 1994, através da aplicação do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, voltado a gestão dos recursos hídricos, com destaque ao Projeto Semana da Água – cidadania e responsabilidade socioambiental, que se firmou com uma metodologia diferenciada obtendo grandes resultados, reconhecidos através de diversos prêmios recebidos, nesses mais de 18 anos de aplicação.

O Consórcio PCJ,vem trabalhando com a população das Bacias PCJ a falsa ideia de abundância de água na região. “Não é só o Nordeste que tem escassez desse recurso. As Bacias PCJ em época de estiagem, apresenta índices de disponibilidade hídrica comparados aos do oriente médio, com 405 m3 / habitante / ano. A diferença é eficiente gestão dos recursos hídricos realizada em 22 anos de existência e atuação do Consórcio PCJ”, pontua Andréa. 

Por meio da educação ambiental, o Consórcio PCJ vem propagando a importância de se estimular o uso racional da água. Já passaram pelo programa, 4 milhões de pessoas de forma direta e indireta. As ações de sensibilização e conscientização envolvem estudantes de todas as faixas etárias, educadores, empresários, autoridades municipais, grupos de terceira idade e organizações da sociedade civil. Para saber mais acesse www.agua.org.br/educacao-ambiental.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo