Perugini destaca união regional do Consórcio PCJ em Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas

“O prefeito precisa de apoio dos outros municípios, precisa olhar para o lado. No nosso caso, que lidamos com água, olhar bacia acima e bacia abaixo na busca por solução de problemas em conjunto”, assim o Ex-Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini, apresentou na tarde dessa terça-feira (29) o exemplo de integração regional da entidade, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), de 28 a 30 de janeiro.

A união entre os municípios em torno de um tema comum foi destacada por Perugini que afirmou: “não somos seres individuais, da mesma forma que não somos entes federados individualizados”.

Ele ainda acrescentou que quanto maior o município, maiores são os desafios. “Cada cidade tem de buscar aquilo que a une às outras, numa articulação suprapartidária. O prefeito depois que vence a eleição não é do partido, é do cidadão”, sublinhou Perugini.

O Ex-Presidente do Consórcio PCJ atentou para a importância da entidade e do seu compromisso com a garantia hídrica para o desenvolvimento socioeconômico da região das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Ele destacou o pioneirismo do Consórcio na gestão dos Recursos hídricos, ao lembrar o primeiro presidente da entidade e prefeito de Piracicaba, José Machado, em mobilizar os prefeitos para a fundação da entidade. “José Machado é um ícone como pessoa e no processo de articular os prefeitos, em 1989, para fundar o Consórcio PCJ”, disse.

Perugini lembrou, ainda, em sua apresentação da “Família PCJ”, composta pelo Comitê de Bacias, Agência Reguladora de Saneamento e Fundação Agência de Bacias. “O PCJ é uma grande família, os Malucos pela Água, que juntos desenvolvem ações pela bacia”.

A cobrança pelo uso da água e o banco de projetos foram pontuados pelo Ex-Presidente como grandes alavancadores de recursos para a preservação e recuperação dos mananciais nas Bacias PCJ, como os recursos vindos pelo PAC – Programa de Aceleração Econômica.“Por meio de um banco de projetos que construímos nesses 23 anos do Consórcio, temos conseguido buscar recursos em diversas fontes para obras na região”.

Para finalizar, Perugini enalteceu a existência do Consórcio PCJ. “É uma pérola preciosa para todos nós que estamos na bacia”, finalizou. 

Também estiveram participando do evento pelo Consórcio PCJ: o secretário executivo, Francisco Lahóz, o gerente técnico Alexandre Vilella, a gerente de gestão e sensibilização, Andrea Borges, e a coordenadora de projetos, Ligia Cepeda.

Sobre o Evento

O convite ao Consórcio a participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas foi motivado por oferecer aos novos gestores contato com iniciativas intermunicipais de sucesso. O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, teve início na tarde da última segunda feira, 27, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, acompanhada por ministros e representantes de órgãos do Governo Federal. Em seu discurso de abertura oficial, Dilma enfatizou a importância de um trabalho em conjunto com os municípios. “Nós temos consciência de que, para tornar realidade o Brasil com o qual sonhamos todos nós aqui, devemos fazer duas coisas: trabalhar mais e cada vez mais juntos”, afirmou a presidente.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo