Paulínia assina termo de cooperação com o Consórcio PCJ para ações de reflorestamento

 

A prefeitura de Paulínia assinou junto ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), termo de cooperação para ações de reflorestamento no município. A assinatura ocorreu no último dia 10 de fevereiro, durante a 64ª Reunião Ordinária do Conselho de Consorciados, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste e contou com a presença do Secretario de Meio Ambiente de Paulínia, Ricardo JoséFerro e o Presidente do Consórcio PCJ, Angelo Perugini.

“Esperamos com essa parceria contribuir para a recuperação dos mananciais que cruzam nosso município. Através de levantamento realizado pela prefeitura de Paulínia, identificamos que de um total de 1.616 ha de APP no município , em cerca de 600 ha ocorre necessidade de restauração”, comentou Ferro.

O Consórcio PCJ conta com parcerias junto a viveiros municipais com o objetivo de produção de mudas nativas para atendimento as demandas de projetos de reflorestamento ciliar e doações aos consorciados nas bacias PCJ.

Atualmente, a entidade que mantém parceria com 10 viveiros municipais, tem buscado a ampliação desse número visando criar centros de distribuição em toda a bacia PCJ. Essas parcerias estão sendo formalizadas através de acordos de cooperação, onde o Consórcio fornece insumos (saquinhos, sementes, etc.) voltados à produção e em contrapartida recebe as mudas nativas.

Além da doação de insumos aos viveiros parceiros, a entidade realiza um intercâmbio de informações, sementes, plântulas, mudas, dentre outros, entre os viveiros, a fim de auxiliá-los na produção e distribuição de mudas ao longo da bacia PCJ.

Em 18 anos, o Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ plantou e doou, aproximadamente 3 milhões de árvores nativas, ressaltando que o objetivo da entidade não é exclusivamente o plantio físico das mudas, mas sim fomentar modelos preservacionistas, buscando a expansão de um cultura regional de proteção aos mananciais.

“Paulínia vem a contribuir com o programa através do seu Jardim Botânico Municipal, entidade ligada a Secretaria de Meio Ambiente do município, o qual em seus 18 anos de criação desempenha papel bastante diversificado, destacando-se pela alta capacidade de seu corpo técnico realizando estudo da flora regional, elaboração de relatórios e parecer técnico sobre assuntos relacionados à vegetação, desenvolvimento e execução de projetos de recomposição vegetal, elaboração de projetos de arborização urbana, coleta de sementes, reprodução de espécies arbóreas nativas”. Complementa Ferro.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo