Participe do Prêmio Sua Gota faz a Diferença e do Concurso Saneamento é mais

Consórcio PCJ apresentou as regras em evento online e o envio dos conteúdos para avaliação deve ser realizado até o dia 15 de outubro  

O Consórcio PCJ, em parceria com ARES PCJ, realizou na última quinta-feira (19), bate-papo online sobre o regulamento e prazos de inscrição do Prêmio “Sua Gota faz a Diferença” e do “Concurso Cultural Saneamento é mais”. As premiações fazem parte do calendário de atividades do Projeto Gota d’Água 2021, que tem como tema: “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”. 

Nessa edição, além de vídeos para o Prêmio Sua Gota Faz a Diferença, os participantes poderão enviar iniciativas para outras categorias, como paródia e desenho, graças à parceria com a ARES-PCJ para a realização do Concurso Cultural Saneamento é Mais. Os participantes deverão se adequar aos temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4 (educação) e 6 (água). 

Exclusivamente nesse ano, ainda contará com a categoria Somos + Sustentáveis, que premiará as três escolas que mais acessarem o Tour Virtual da Casa + Sustentável e responderem o Quiz ao final da visita, além de encaminharem o vídeo apresentando as ações sustentáveis que foram aplicadas na escola. Os premiados receberão um kit youtuber para incentivo na produção dos vídeos educativos.   

Cada categoria terá uma banca específica para julgar os candidatos, a saber: 

• Paródias: Mariana Rico, do Instituto ESTRE, Ana Lúcia Floriano, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, e Mariana Alcalay da Unesco. 
• Desenhos: Luciana Cordeiro da FT-UNICAMP, Débora Fonseca da ARES PCJ e Ana Lúcia Scagnolato da ArcelorMittal. 
• Vídeos: Renata Maranhão da Agência de Águas e Saneamento (ANA), Maria Cristina Muñoz, da Baquara Educativa, e Adriana R. Braga da UNIFESP. 

Durante o Bate-Papo online, a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, respondeu às dúvidas dos participantes do projeto sobre a premiação e deu mais detalhes sobre como participar. “Aproveitem, façam os concursos nos municípios, estimulem o pessoal a colaborar, por exemplo, na sala de aula, trabalhar junto e definir quem é o aluno que desenha melhor, enfim, fazer algo coletivo que vai engrandecer o material a ser entregue, tornando a competição bem bacana entre os municípios”, comentou ela. 

Para Débora Fonseca, analista de fiscalização e regulação da ARES PCJ, a expectativa é que o concurso, deste ano, seja inovador e com muito aprendizado. “Para nós da ARES, é um privilégio essa parceria com o Consórcio. Nós esperamos e desejamos que seja um concurso muito rico, com engajamento e aprendizado”, disse. 

Sobre o Projeto Gota d’Água 

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. 

Em 2021, o projeto tem como tema das capacitações “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”. Como parte das capacitações, o Consórcio PCJ tem promovido a cada mês o Gota d’Água Entrevista com importantes nomes da Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Já foram entrevistadas a coordenadora de capacitação do SINGREH na ANA, Renata Maranhão, a coordenadora de Planejamento e Políticas de Recursos Hídricos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Lustosa e a idealizadora da Baquara Educativa e ativista socioambiental, Maria Cristina Muñoz Franco. Todas as entrevistas estão disponíveis no canal do Consórcio PCJ no YouTube. 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo