Participe das Oficinas de Consolidação do Novo Plano Nacional de Recursos Hídricos

Encontros serão virtuais nos dias 13 e 14/12 e é necessário inscrição prévia

Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de dezembro acontecem as oficinas de consolidação do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) com foco na regionalização das iniciativas e ações estabelecidas nos Programas, considerando inclusive as prioridades das unidades de gestão de recursos hídricos.

No decorrer deste ano, Departamento de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas (DRHB) da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), com o apoio técnico da ANA e em articulação com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), vem liderando o processo participativo de elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos, que constituirá a estratégia nacional para o gerenciamento dos recursos hídricos no horizonte 2022-2040.

No processo de elaboração foram realizadas 20 oficinas, com mais de 3.200 participações on-line, com as gravações disponibilizadas no youtube, além das diferentes contribuições recebidas, eventos e reuniões técnicas realizadas. Com base neste material, o novo plano está sendo estruturado em Proposta de Programas (5) e Subprogramas (21).

Com a realização deste evento têm-se como objetivo socializar os resultados sistematizados do processo participativo de elaboração do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH 2022-2040), que envolveu o diálogo com diferentes atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e os mais variados setores da sociedade. E, ainda, discutir a proposta de detalhamento dos Programas e Ações do PNRH 2022-2040.

A Oficina será realizada nos dias 13 e 14, das 9 às 17:30h (mesa de debates e grupos de trabalho), por videoconferência, via Plataforma Teams.

O prazo de inscrições para esta oficina vai até 11 de dez, às 17h. A partir das 18:30 horas, os inscritos começarão a receber a programação completa e o link de acesso para o evento on-line.

O formulário de inscrições, a programação inicial da Oficina e informações sobre o processo participativo de elaboração do PNRH 2022-2040 estão disponíveis em:  https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/plano-nacional-de-recursos-hidricos-1/proximos-eventos

Sobre o processo participativo de elaboração do novo PNRH

Desde o mês de março, foram realizadas 20 Oficinas, sendo cinco Regionais; sete para Diálogos Setoriais e com a Sociedade Civil; uma de Cenarização Prospectiva, e outras sete oficinas Temáticas, que contaram com mais de 3.200 participações on-line, além dos acessos às gravações disponibilizadas no YouTube e contribuições recebidas.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do MDR, e tem apoio da ANA e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Informações sobre o processo participativo de elaboração do PNRH 2022-2040 podem ser acessadas na página: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica/plano-nacional-de-recursos-hidricos-1

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo