Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Parque do Mirim em Indaiatuba atrela preservação com lazer e sensibilização ambiental

12 dezembro 2018



O Parque do Mirim, localizado na novíssima Represa do Rio Capivari-Mirim, em Indaiatuba (SP), foi inaugurado no último domingo, dia 09 de dezembro. O Parque é uma parceria da Prefeitura Municipal e o Saae – Serviço Autônomo de Águas e Esgoto, e fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA). O evento marcou as comemorações do aniversário de 188 anos de fundação da cidade.

O local será destinado ao lazer e ao estudo do meio, além da sensibilização da importância da preservação dos recursos hídricos e ambientais da região. As áreas de convívio oferecem aos visitantes quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia. Para completar, painéis educativos instalados nas áreas de convívio trarão informações sobre o meio ambiente local.

Nestas áreas, os visitantes terão informações através de painéis educativos, com informações sobre fauna, flora, ictiofauna, piracema, conservação e agressões ao meio ambiente, mata ciliar, bacia hidrográfica do rio Capivari-Mirim e resíduos sólidos. Em cada painel haverá um Qr-Code e instruções para acessar um espaço virtual com conteúdo multimídia sobre o conteúdo apresentado no parque, visando a conscientização para a questão da importância de preservar o meio ambiente.

Representando o Consórcio PCJ na inauguração, estiveram presentes o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o gerente de comunicação e sensibilização, Murilo Sant’Anna. A inauguração contou com shows gratuitos e a praça de alimentação montada especialmente para o evento, contou com serviços oferecidos pelas entidades assistenciais do município e o Funssol (Fundo Social de Solidariedade).

A Barragem do rio Capivari-Mirim foi construída no Bairro Mirim, 300 metros acima da antiga captação do Saae. O lago originado tem capacidade para armazenar 1,3 bilhão de litros de água e regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro. A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,3 milhão de metros quadrados.

O planejamento do abastecimento da cidade foi iniciado há 14 anos, muito antes de se falar em crise hídrica. Os primeiros encontros para tratar da barragem aconteceram no ano de 2004. Proprietários de terras na localidade onde a barragem seria construída foram chamadas para discutir a necessidade da obra.

A barragem foi inaugurada em 2015, com um Mega Plantio de 110 mil mudas de árvores nativas. No mesmo ano foram iniciados os trabalhos de infraestrutura para a urbanização do espaço do entorno, formando o Parque do Mirim.

O Parque do Mirim fica aberto diariamente, das 7h às 20h, mas os visitantes podem deixar o parque até as 21h.

 


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?