A jovem geração pode contribuir de forma real para manter a segurança e a sustentabilidade dos recursos hídricos. As maneiras mais simples são evitar que resíduos plásticos cheguem ao oceano e economizar o uso da água.
Isso foi dito por Cinta Laura, a Embaixadora de Comunicações do 10º Fórum Mundial da Água, no Centro de Mídia do Centro de Convenções Nusa Dua de Bali (BNDCC), na segunda-feira, 20 de maio.
O compromisso de sediar o 10º Fórum Mundial da Água de 18 a 25 de maio mostrou que a Indonésia está determinada a promover o acesso igualitário à água para todos.
“O envolvimento de todos na proteção e conservação dos recursos hídricos trará um impacto positivo no meio ambiente e, claro, no clima”, disse ela.
Os jovens também podem ajudar na preservação da água espalhando informações positivas sobre a conservação da água limpa e a mitigação de desastres através de vários canais de comunicação.
Enquanto isso, Andy Bahari, o líder voluntário do World Clean Up Day Indonesia, destacou que a preservação e conservação da água em relação aos resíduos é uma responsabilidade compartilhada para garantir a sustentabilidade hídrica para as futuras gerações.
“Os resíduos que se acumulam nos rios poluem a qualidade da água. Isso tem um impacto nos seres humanos e no meio ambiente porque a água fica contaminada por substâncias perigosas”, disse ele.
O 10º Fórum Mundial da Água está acontecendo em Nusa Dua, Bali, de 18 a 25 de maio, com o tema “Água para a Prosperidade Compartilhada” e seis subtemas: Segurança e Prosperidade Hídrica, Água para Humanos e Natureza, Redução e Gestão de Riscos de Desastres, Governança, Cooperação e Hidro-diplomacia, Financiamento Sustentável da Água, e Conhecimento e Inovação.
Fonte: World Water Forum