Países da América Latina se reúnem para discutir clima e água entre os dias 21 a 23 de junho de 2017, em Florianópolis (SC)

Florianópolis (SC) vai sediar, em junho, mais um encontro da Rede de Organismos de Bacias da América Latina (RELOB) reunindo centenas de especialistas, gestores e representantes de governos da Américas do Sul, Central, Caribe e México. O tema deste encontro será “A Gestão de Bacias Hidrográficas frente às mudanças Climáticas”. O evento acontece de 21 a 23 de junho no Costão do Santinho.
As variações climáticas e suas influências sobre eventos da água (inundações e, secas extensas, por exemplo) também serão seriamente discutidas durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), em março de 2018, e terá como tema central “Compartilhando Água”.  O evento da RELOB em Santa Catarina faz parte de uma agenda preparatória para o Fórum, uma vez que a maioria dos países latinos compartilham mais de uma bacia hidrográfica.

América do Sul, Central, Caribe e México abrangem um contingente de mais de 400 milhões de pessoas e possuem quase um quarto da água do planeta, o que leva ainda mais à necessidade de reflexão sobre as práticas adotadas por estes Países.

De acordo com Lupércio Ziroldo, da diretoria da RELOB, “estes números importantes e definitivos levam também a necessidade de uma maior participação da sociedade nos processos de gestão da água tornando todos nós responsáveis pela qualidade, quantidade e compartilhamento dos recursos hídricos”.

Segundo Ziroldo, que também é o presidente da Rede Brasileira de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), incentivar esta participação plural e democrática é uma das atribuições da RELOB, constituída por representantes de todos os setores da sociedade. “A entidade promove discussões e soluções para a água de forma integrada e participativa”, comenta.

O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, confirmou a participação na abertura da Assembleia da RELOB, no dia 21, representando as Bacias PCJ.

Cursos de aperfeiçoamento

Além dos debates, a RELOB está disponibilizando três cursos de aperfeiçoamento nos seguintes temas:

1: Cobrança pelo Uso da Água;

2: Pagamento por Serviços Ambientais;

3: Financiamento Privado de Ações de Gestão nas Bacias.

Para participar do evento, como também dos cursos de aperfeiçoamento, é necessária a inscrição prévia, através do site: http://www.relob2017.com.br/pt/index.php

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Executiva através do telefone (11) 3056-6000 r: 2855, ou através do e-mail atendimento@mci-group.com.  A promoção do evento é da RELOB em parceria com a REBOB (Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas).     

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo