Painel em seminário da Metrópole do Rio destaca a cooperação entre os associados do Consórcio PCJ

No dia 11 de abril, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, participou do Seminário de Planejamento e Cooperação na Metrópole do Rio, realizado pela Casa Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ), que reuniu gestores públicos, técnicos e especialistas dos municípios da região metropolitana do Rio e convidados de outras regiões do Brasil com o intuito de fortalecer o ambiente de cooperação intermunicipal.
Os participantes tiveram acesso a alguns cases de sucesso para ajudá-los a buscar saídas para contornar a crise fiscal e ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.

Palestrantes discutiram a sustentabilidade financeira dentro dos painéis: planejamento, plano de metas e indicadores; gestão fiscal; profissionais públicos; educação; saúde; segurança pública e cidadã; mobilidade sustentável e saneamento básico, tema da apresentação do técnico do Consórcio PCJ.

Saad fez uma contextualização histórica a respeito do Consórcio PCJ, depois fez uma distinção e explicação sobre a “família PCJ”, detalhando os diversos entes da gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, como os Comitês PCJ, a Agência das Bacias PCJ e a ARES PCJ. Por fim, ele abordou a respeito do saneamento na região, além de apresentar a experiência de cooperação entre os municípios por meio do Consórcio PCJ para gestão das águas.

Além de José Cezar Saad, participaram do mesmo painel sobre saneamento, o embaixador do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, que apresentou as diretrizes da Lei Nacional de Saneamento Básico, além de mostrar os principais desafios da universalização do acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto no Rio de Janeiro.

O evento ainda contou com mais um representante das Bacias PCJ, o secretário do verde do município associado de Campinas (SP), Rogério Menezes, que palestrou no painel “Planejamento, Plano de Metas e Indicadores”

Casa Fluminense-268

Casa Fluminense-266

Casa Fluminense-262

Casa Fluminense-269

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo