Painel abordará participação dos usuários de água e sociedade civil no gerenciamento dos recursos hídricos

 

O Consórcio PCJ promoverá na manhã do dia 21 de junho, a partir das 9h, o painel “Participação dos usuários da água e sociedade civil organizada no gerenciamento dos recursos hídricos e meio ambiente”. O evento acontecerá no hotel Mediterranée, em Angra dos Reis (RJ), onde a comitiva para a Rio+20 ficará hospedada.

O painel será aberto com a palestra “A cooperação Internacional como ferramenta na busca de soluções para a água”, do secretário geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e membro do Escritório Internacional da Água, o francês François Donzier.

Em seguida, as apresentações terão duração de 10 minutos cada uma e serão iniciadas pelo técnico da Fundação Agência de Bacias PCJ, Eduardo Cuoco Leo, que abordará sobre o Plano de Bacias PCJ 2010 a 2020 e enquadramento dos corpos d’água.

A aplicação do Projeto Semana da Água, promovido pelo Consórcio PCJ em 38 municípios das bacias PCJ, será apresentada por meio das experiências de Rio Claro, com a participação do representante da secretaria de educação do município, Edison N. de Andrade, e também, com a experiência de Piracaia, por meio da apresentação do representante da secretaria de Educação da cidade, Fabio Araújo Piola.

A cooperação e o desenvolvimento sustentável serão promovidos com a experiência dos catadores de Rio Claro, projeto que será apresentado por Valdemir dos Santos Lima, responsável pelo Programa de Economia Solidária no município.

Já o presidente da ONG Florespi e Coordenador da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ, Ricardo Schimidt, atentará sobre a participação da sociedade civil e as expectativas para a Rio+20. Segundo ele, o sucesso da ECO-92 se deveu em grande parte à participação da população nos eventos paralelos promovidos naquela ocasião. Schimidt acredita que o mesmo deve ocorrer na Rio+20.

Claudia Grabher da ONG Elo Ambiental, falará sobre os desafios de preservação de áreas de recarga de mananciais de abastecimento. O painel se encerrará com a apresentação do professor e doutor Arthur Ottoni, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fará uma análise da “Economia Hídrica em Bacias degradadas: Estudo do caso do rio Jaguari/MG-SP”.

O Consórcio PCJ está desde o dia 13 no Rio de Janeiro participando da Rio+20, por meio de stand no Píer Mauá, para promoção e divulgação institucional. Na próxima segunda-feira, dia 18, a entidade participa dos Diálogos para a Sustentabilidade e dia 20 da abertura oficial da conferência com chefes de estado. A comitiva com a participação de 40 representantes ligados a área ambiental e gestão de recursos hídricos das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e de âmbito nacional, chega ao Rio de Janeiro no dia 20 à tarde.
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo