Outubro apresentou chuvas acima da média, mas vazões dos rios seguem abaixo do esperado

Novo boletim hidrológico do Consórcio PCJ atenta para o comportamento hídrico do último mês e aponta cenários para o fim de 2024

O Consórcio PCJ encaminha abaixo o mais recente Boletim Hidrológico, produzido pela equipe técnica da entidade, com a compilação dos dados do mês de outubro e ensaios de comportamento hídrico futuro.

Segundo o documento, as chuvas no mês de outubro ocorreram 18,6% acima da média histórica, ou seja, apresentaram precipitação de 127,2 mm, enquanto a média para o período é de 107,2 mm. O volume maior de chuva ainda não refletiu nas vazões dos rios das Bacias PCJ, que estão com vazão 35,80% abaixo das médias históricas.

O Sistema Cantareira encerrou o mês com 46,6% do volume útil armazenado, que o deixa ainda na faixa de operação em “Atenção”. No mesmo mês do ano passado ele operava 72,9%.

As Bacias PCJ apresentaram variações na temperatura entre 0,2ºC e 0,6ºC acima da média. O boletim do Consórcio PCJ ainda atenta que a previsão para os próximos meses é de ocorrência do fenômeno “La Niña”, que ocasiona precipitações abaixo da média na nossa região.

Por fim, o Consórcio PCJ segue com sua recomendação para que municípios e empresas invistam em ações como aproveitamento de água de chuva e reuso, construção de bacias de retenção, cisternas, reservatórios, piscinões ecológicos, como forma de aproveitar este período em que estão ocorrendo chuvas mais intensas para armazenar cada gota possível de água.

Mais detalhes estão no link abaixo, no qual consta o documento na íntegra:

🔗Boletim Hidrológico – Outubro 2024

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

21 de fevereiro de 2025

Riade recebe 1º encontro de stakeholders em abril e cidade também será a sede do próximo Fórum em 2027 Nos dias 14 e 15 de…

21 de fevereiro de 2025

Volume de chuvas ficou 11,7% abaixo da média histórica, e vazões dos rios recuaram 41%, enquanto o Sistema Cantareira atingiu 52,3% de armazenamento. O Consórcio…

19 de fevereiro de 2025

Tema do Dia Mundial da Água 2025 alerta para os impactos do degelo nos polos à gestão de recursos hídricos A Organização das Nações Unidas…

Pular para o conteúdo