Os 30 anos de gestão da água nas Bacias PCJ vai ser debatido em Painel promovido pelo Consórcio PCJ em Fórum da ANAMMA, em Campinas

A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) promoverá entre os dias 26 e 28 de junho o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP). O Consórcio PCJ é um dos apoiadores do evento e promoverá no dia 27/06, às 14h o Painel de Alto Nível: “30 anos da Gestão da Água nas Bacias PCJ”, com a participação de autoridades e personalidades que fizeram e fazem parte da história da implantação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos na região.

A abertura do painel será realizada pelo Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, e pelo Presidente dos Comitês PCJ e Prefeito de Piracicaba (SP), Barjas Negri. Para a roda de conversa estão confirmadas as presenças: Itzhak “Tsahi” Reich – Cônsul Israelense para assuntos econômicos, Lupércio Ziroldo – Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Rui Brasil Assis – Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Francisco Lahóz – Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Sérgio Razera – Diretor Presidente da Fundação Agência de Bacias PCJ, Marco Antônio dos Santos – Vice Presidente dos Comitês PCJ e Diretor Técnico da Sanasa/Campinas, e Luiz Roberto Moretti – Secretário Executivo dos Comitês PCJ.

As Bacias PCJ é uma das regiões mais desenvolvidas quando se trata de gerenciamento de recursos hídricos do Brasil. Tudo teve início em 1989, com a fundação do Consórcio PCJ que iniciou um processo de desenvolvimento das ferramentas de gestão na bacia, culminando com a criação da legislação estadual, federal e implantação dos órgãos que hoje formam todo o sistema: Comitês PCJ, Fundação Agência de Bacia, e Agência de Regulação do Saneamento (ARES-PCJ), além do próprio Consórcio.

Para participar do painel dos 30 anos de gestão das Bacias PCJ é necessário fazer seu credenciamento no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que é gratuita, pelo link: https://cristalgloss.com/fbga.com.br/.

A confirmação de presença no painel do Consórcio PCJ será feito por meio eletrônico em convite que será enviado em breve. A Confirmação de presença não exime a necessidade de realizar o cadastro no Fórum pelo link acima mencionado, por isso, é importante fazê-lo desde já.

30 anos de Fundação do Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi fundado em 13 de outubro de 1989 por 11 municípios fundadores. Hoje a entidade soma 42 cidades e 25 empresas que acreditam no trabalho que a instituição vem fazendo ao longo de três décadas. São muitos resultados a serem comemorados: implantação do sistema de gerenciamento em toda a bacia, avanços na qualidade dos corpos d’água com melhorias no tratamento de efluentes e de acesso aos serviços de saneamento básico. Políticas preservacionistas também foram fomentadas com trabalhos de educação ambiental e recuperação de matas ciliares em rios e nascentes.

Para celebrar os 30 anos de fundação do Consórcio PCJ, a entidade organizou programação com uma série de atividades que envolvem: eventos, campanhas em mídias digitais, rádio e televisão, criação de um app com informações sobre recursos hídricos e sensibilização ambiental. As atividades dos 30 anos do Consórcio PCJ estão sendo apoiadas pela Sanasa Campinas como patrocinadora Diamante, e Rhodia Solvay e Aegea Mirante, como patrocinadores ônix.

Está previsto também como forma de celebrar os 30 anos de Gestão da Água nas Bacias PCJ a realização do 7º Prêmio Ação pela Água, considerado o “Oscar” da água na região. Mais detalhes pelo site https://agua.org.br/premio-acao-pela-agua/.

Sobre o Fórum Brasil de Gestão Ambiental

Em sua primeira edição, realizada em 2017, foi idealizado pela ANAMMA – Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e com o alto poder de inovação, agrupamento de profissionais e expertises dos atores envolvidos, o evento tomou corpo rapidamente e já no início de 2017 era anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente como o maior, mais ousado e importante do setor já realizado no país.

Agora em sua segunda edição, o local novamente escolhido para a realização do FBGA é o Centro de Exposições Expo Dom Pedro, anexo ao Shopping Dom Pedro, em Campinas/SP, localizado às margens da Rodovia Dom Pedro I, acessada pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

Serviço:

Evento: Painel de Alto Nível “30 anos de Gestão da Água nas Bacias PCJ” durante o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental.
Dia: 27 de junho de 2019
Horário: a partir das 14h
Local: Pavilhão Expo D. Pedro – Avenida Guilherme Campos, 500 – Jd. Sta Genebra, Campinas (SP).
Inscrições gratuitas: https://cristalgloss.com/fbga.com.br/.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo