Órgãos Gestores receberão sugestões para minuta de nova Outorga do Cantareira até o dia 26/10

A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), promoveram nessa sexta-feira, dia 21, em São Paulo, reunião com os entes envolvidos com o Sistema Cantareira, na qual apresentou e esclareceu detalhes sobre a minuta de proposta-guia preliminar de renovação da outorga do sistema. Representando o Consórcio PCJ, estiveram presentes o secretário executivo, Francisco Lahóz, a gerente técnica, Andréa Borges, e o coordenador de projetos, José Cezar Saad.
Os órgãos gestores receberão sugestões sobre a proposta apresentada até o próximo dia 26 de outubro e no dia 31 liberarão o documento para consulta pública. Nos dias 01 e 02 de dezembro acontecerão as audiências públicas da proposta-guia, em São Paulo e Campinas, respectivamente.

A reunião foi presidida pela secretária adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto, e estiveram presentes também, o diretor presidente da ANA, Vicente Andreu, o diretor da área de regulação da ANA, João Lotufo Conejo e o superintendente adjunto da área de regulação da agência, Patrick Thomas, o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, o presidente dos Comitês PCJ e prefeito de Piracicaba (SP), Gabriel Ferrato, o secretário executivo dos Comitês PCJ, Leonildo Urbano, o diretor presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera, entre outras autoridades.

Pela proposta, as Bacias PCJ terão direito a uma vazão média de 10 m³/s, apenas durante o período seco, entre os meses de junho e novembro. Nos outros meses as vazões que virão dos reservatórios para a região serão determinadas de acordo com as vazões nos pontos de monitoramento nos Rios Atibaia e Jaguari. No Atibaia o ponto de controle será na Captação Valinhos.

Na reunião, o vice-presidente dos Comitês PCJ e diretor técnico da Sanasa Campinas, Marco Antônio dos Santos, atentou que as Bacias PCJ defendem que nas condicionantes da outorga existam metas de controle de perdas para Sabesp (que é solicitante da outorga de operação dos reservatórios), além de incluir pontos de controle de qualidade da água, e não somente de quantidade, a jusante do Cantareira. Com relação a gestão das vazões do sistema para a região por meio dos pontos de controle, Santos sugeriu a inclusão de outro ponto no Rio Atibaia, além do já previsto na Captação de Valinhos, que ficaria na altura de Atibaia.

O presidente da ANA, Vicente Andreu, explicou sobre o novo banco de águas, pelo qual será possível para as Bacias PCJ ter vazões de 10 m³/s de média no período seco e ainda mais 30 bilhões de litros de água, como reserva estratégica, o que equivale a ter uma vazão adicional de 2 m³/s. Esse banco também valeria apenas para a estiagem, entre os meses de junho a novembro. No entanto, a quantidade de água que for utilizada desse banco deverá ser “reposta” até o final do ano corrente, não havendo a possibilidade de a bacia ficar “devendo” a água utilizada do banco para o ano seguinte. A região de São Paulo também terá direito a um banco de 30 bilhões de litros, só que para o ano inteiro, ou seja, para o período seco e úmido.

A água economizada durante a estiagem referente às vazões de 10 m³/s de média a qual as Bacias PCJ tem direito poderá ser vendida pelos Comitês PCJ para a Bacia do Alto Tietê. Nessa conta não entra a economia realizada do banco de 30 hm³. Quando indagados sobre quem faria essa cobrança e definição de valores, os órgãos gestores informaram que será estabelecido numa resolução específica para esse tema e caso seja de interesse dos envolvidos.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, defendeu mais estudos sobre o tempo de trânsito da água dos reservatórios até Piracicaba, como também quais gatilhos serão utilizados para a liberação dessa água para a região.

O Consórcio PCJ irá colher sugestões sobre essa minuta entre os seus associados e somar com as contribuições da equipe técnica da entidade para enviar à ANA até o dia 26/10.

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo