Inscrições vão até o dia 15 de novembro via formulário online
O Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) e o Comitê Organizador Local do 11º Fórum Mundial da Água, estão com chamada aberta para interessados de 18 a 35 anos de idade participarem do programa de jovens delegados do evento, para envolver a juventude nas tomadas de decisões. As inscrições vão até o dia 15 de novembro e podem ser feitas através do link: Be our next Youth Delegate!.
O programa dá voz a jovens para influenciarem ativamente as discussões, iniciativas e políticas globais em torno da sustentabilidade hídrica. Os selecionados terão papel fundamental no 11º Fórum Mundial da Água, que acontece de 22 a 28 de março de 2027 na cidade de Riad, capital da Arábia Saudita.
Os jovens delegados possuem a missão de: participar como observadores nas reuniões do WWC e contribuir para as discussões temáticas; representar perspectivas jovens durante a preparação para o fórum; colaborar com a missão de desenvolver e implementar campanhas e atividades lideradas por jovens; e engajar relações regionais de jovens para promover inclusividade e colaboração.
Além da idade requerida entre 18 e 35 anos, os jovens devem estar afiliados a alguma organização internacional ou iniciativa focada na juventude e gestão dos recursos hídricos, ter inglês avançado e compromisso com a governança da água e desenvolvimento sustentável. O mandato possui tempo total de três anos (2026-2028).
PROGRAMA TEVE INÍCIO EM BRASÍLIA
O programa de jovens delegados teve início em 2018, durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF). Intitulado à época de “Fórum da Juventude”, os jovens que participaram chegaram nas seguintes resoluções:
- Os jovens e o ODS 6: Redefinir o valor da água além de sua comercialização econômica para reconhecer seu patrimônio cultural, valor medicinal, tradicional e social, por meio de programas de treinamento e liderança.
- Jovens, Água e Inovação: Aumentar as oportunidades de financiamento inicial para apoiar iniciativas lideradas por jovens para projetos científicos e tecnológicos.
- A importância da Cooperação entre Gerações: Criar espaços legítimos para a representação, incluir e fomentar a participação de jovens nos processos políticos de alto nível, organizacionais e de tomada de decisão dos Fóruns Mundiais da Água.
Desde então, os jovens participam ativamente do Fórum Mundial da Água. Durante a 9º edição na cidade de Dacar, Senegal, em 2022, houve a seção “Youth Engagement”, que ofereceu espaços dedicados para jovens apresentarem visões e se envolverem.
Em 2024, durante o 10º Fórum, que ocorreu na cidade de Bali, Indonésia, mais de 4 mil jovens participaram do evento. Um espaço chamado “The Youth Space” permitiu que jovens apresentassem workshops, soluções inovadoras e o fomento de novas relações. Além disso, a juventude teve participação fundamental nos três processos do fórum: Temático, Regional e Político.
Informações detalhadas sobre os processos podem ser conferidas no site oficial do Consórcio PCJ (clique aqui), quando houve a chamada para interessados em serem coordenadores dos grupos temáticos do evento.
SOBRE O FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA
Realizado desde 1997, a cada três anos, o Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre o tema e reúne stakeholders de diversas partes do planeta. Ele é coorganizado pelo Conselho Mundial da Água e uma cidade anfitriã. Não se trata de uma conferência apenas: isso inclui a preparação de três anos entre uma edição e outra (fase de preparação), uma semana de evento (fase de realização do evento) e a apresentação dos resultados (fase síntese), com apoio contínuo dos membros do Conselho Mundial da Água.
O Fórum Mundial da Água conta com participantes de vários níveis e setores, incluindo políticos, instituições multilaterais, academia, sociedade civil e setor privado, entre outros. Ano após ano, o número de participantes cresce, passando de algumas centenas para milhares de pessoas, tanto da comunidade internacional, quanto do público local da cidade e país sede.
Já ocorreram 10 edições do Fórum: Marraquexe 1997 (Marrocos), Haia 2000 (Países Baixos), Kyoto 2003 (Japão), Cidade do México 2006 (México), Istambul 2009 (Turquia), Marselha 2012 (França), Daegu & Gyeongbuk 2015 (Coreia do Sul), Brasília 2018 (Brasil), Dacar 2022/23 (Senegal) e Bali 2024 (Indonésia).
Para o 11º Fórum, em 2027, seis temas principais serão debatidos: Segurança Hídrica; Financiamento da Água; Água para a Humanidade e a Natureza; Governança e Diplomacia da Água; Inovação para o Gerenciamento da Água; e Valor da Água. Cada tema possui 5 subtópicos que serão debatidos durante as sessões.
Mais informações sobre o evento, clique aqui.