Encontro em Nova York, entre os dias 9 e 10 de julho, tem o objetivo de construir os temas que irão compor as discussões da Conferência
A reunião preparatória para a Conferência da Água da Organização das Nações Unidas (ONU) 2026 vai reunir os Estados-Membros da ONU e stakeholders, em Nova York, entre 9 e 10 de julho, na sede da instituição, com o objetivo de discutir os temas para compor os debates da conferência, o que está se convencionando ser intitulado de diálogos interativos.
O evento iniciará no dia 09, às 10h (11h, no horário de Brasília) e será presidido por Annalena Baerbock, Presidente da Assembleia Geral da ONU, que irá esclarecer sobre os temas dos diálogos interativos. Ao longo do dia, os stakeholders participarão de painéis para discutir e propor seis temas relevantes para a Conferência da Água 2026, cuja finalidade é trabalhar em conjunto para acelerar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que possui a meta de garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e saneamento para todos.
No segundo e último dia, haverá um brainstorming entre os stakeholders, no qual todos terão 2 minutos para realizar intervenções finais nos temas, e dar ênfase em como cada organização pode contribuir na preparação até a Conferência, que acontece de 2 a 4 de dezembro de 2026, nos Emirados Árabes Unidos.
O último encontro antes da Conferência oficial será realizado em Dakar, capital de Senegal, para avaliar o progresso do ODS 6, explorar estratégias e se preparar para o evento final. A data ainda não foi definida.
Para conferir a programação completa da reunião em Nova York, clique aqui.
PRIMEIRA CONSULTA AOS STAKEHOLDERS ACONTECEU ENTRE MARÇO E ABRIL
Os stakeholders iniciaram os debates para compor os Diálogos Interativos da Conferência da Água da ONU 2026, por meio de uma consulta global online, realizada de 11 de março à 11 de abril, com o objetivo de identificar quais temas da Conferência de 2023 permanecem relevantes e propor alterações, além de sugerir novas temáticas.
No total, 2000 contribuições foram enviadas por 478 organizações em 87 países diferentes, na qual a maioria dos contribuintes são ONGs (51,1%), seguido pela Indústria (11,5%), Setor acadêmico e de Educação (10,1%) e a Comunidade de Tecnologia e Ciência (7,1%). Governos locais, Organizações de mulheres, jovens e povos tradicionais também contribuíram, mas em menores proporções.
Ao serem questionados sobre quais temas da Conferência 2023 permanecem relevantes e devem ser incluídos no evento de 2026, o mais votado foi “Água para o Clima, Resiliência e Meio Ambiente” (23%). Já em relação a propor alterações em temas já existentes, a maioria optou por não realizar mudanças (33%).
No tópico com a finalidade de sugerir novas temáticas para a Conferência de 2026, oito temas foram mais recorrentes entre os contribuintes, sendo eles:
- Governança inclusiva e equitativa da água
- Financiamento inovador e investimentos em mecanismos
- Inovação digital e Tecnologias inteligentes da água
- Soluções baseadas na natureza, restauração de Ecossistemas e ênfase nas águas subterrâneas
- Qualidade de água e gerenciamento da poluição
- Água, saneamento e higiene humanitária e resolução de conflitos
- Resiliência climática e adaptação
- Hidro-Diplomacia, paz e prevenção de conflito
Além disso, os contribuintes também foram convidados a revisar os títulos dos diálogos interativos, e enviar uma mensagem aos líderes mundiais sobre o que é necessário fazer para acelerar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, principal objetivo da Conferência de 2026, cuja meta é assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA 2026
A Conferência da ONU sobre Água de 2026 vai focar em ações para acelerar a implementação do sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. O evento será realizado nos Emirados Árabes Unidos, em coorganização com Senegal, de 2 a 4 de dezembro de 2026.
O evento reunirá governos, o sistema ONU, organismos intergovernamentais, organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil (OSCs), povos indígenas e comunidades locais, o setor privado e outras partes interessadas em analisar os desafios para a realização do ODS 6, bem como oportunidades e formas para acelerar o progresso. O ODS faz parte da Agenda 2030, um plano adotado pela ONU em 2015, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.
O tema da conferência se justifica pelo progresso do ODS 6 até o momento, no qual apenas 57% da população mundial utiliza um serviço de saneamento gerido de forma segura, e 73% possui acesso à água potável, segundo o Portal de Dados da ONU-Água. No Brasil, os números são de 50% e 87%, respectivamente.
CONSÓRCIO PCJ VAI PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA
A ONU divulgou uma lista de todas as partes interessadas que já estão credenciadas a participarem da Conferência em 2026 e o Consórcio PCJ está confirmado por ter sido habilitado na última edição, que aconteceu em 2023, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, a entidade foi representada pelo então presidente, Mário Botion, ao lado da gerente técnica, Andréa Borges, e do gerente de Sensibilização e Comunicação, Murilo Sant’Anna.
O Consórcio PCJ participou dos paineis: “Soluções baseadas na natureza”, no qual debateu-se acerca da capacidade de interlocução da entidade com diferentes setores da sociedade, além de apresentar como exemplo o Projeto Olhos da Serra, parceria entre Consórcio PCJ, Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA, que propicia o envolvimento de setores público, privado, ONGs e a sociedade civil, para buscar soluções de preservação na Serra do Japi, em Jundiaí. Em outra participação o Consórcio PCJ apresentou a sua história e defendeu os consórcios de água como forma de acelerar a implementação do gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas.
Além disso, a entidade realizou o cadastramento na ONU dos seus compromissos para aceleração do ODS 6, Água Potável e Saneamento, buscando sempre promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a proteção das Bacias Hidrográficas.
CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA
A Conferência da Água da ONU é um evento global que reúne líderes mundiais, organizações da sociedade civil, empresas e outras partes interessadas no cumprimento das metas internacionais relacionadas aos recursos hídricos, incluindo aquelas da Agenda 2030, em especial o ODS 6, mediante a troca de ideias e desenvolvimento de ações e iniciativas.
A primeira Conferência aconteceu em 1977, em Mar del Plata, Argentina, e marcou o primeiro encontro especializado para tratar os problemas da água. Quase 50 anos depois, a ONU realizou em Nova York a Conferência da Água de 2023, que destacou a necessidade urgente de ação global para garantir o acesso à água potável e saneamento básico para todos até 2030.
Imagem: Divulgação/Organização das Nações Unidas