O Consórcio PCJ esteve presente na cerimônia de inauguração oficial do 10º Fórum Mundial da Água no Centro de Convenção Nusa Dua de Bali (BNDCC) na manhã da última segunda-feira, 20. Andréa Borges (gerente técnica) e Murilo Sant’Anna (gerente de comunicação e sensibilização) estão representando a entidade.
Durante a inauguração do Fórum, Dennis Francis, Presidente da Assembleia Geral da ONU afirmou que a água é um desafio para a saúde. “É necessário que haja discussões, que a pauta continue para que não seja motivos de conflitos, uma vez que investir em água é investir na paz”, reiterou.
Francis destacou que vai acontecer uma plenária de alto nível sobre a Água, na ONU, em Nova York, dia 25 de setembro deste ano. Outra novidade é que a próxima Conferência da ONU sobre a água será em 2026.
O Consórcio PCJ desembarcou em Nova York ano passado e participou da última Conferência da ONU, realizando eventos com temas sobre “Sustentabilidade Hídrica através do nexo água-energia-alimento com a participação multisetorial” e “cooperação e a participação social na gestão das águas”.
Inauguração contou com apresentação do sistema de irrigação local Subak
O presidente da Indonésia, Joko Widodo (Jokowi) aproveitou a ocasião para apresentar o sistema de irrigação balinês Subak, que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2012 em reconhecimento do seu significado cultural, histórico e ecológico.
“O povo indonésio atribui valor cultural à água, incluindo o sistema Subak em Bali, que é praticado desde o século XI e é reconhecido como patrimônio mundial. Além disso, para os balineses, a água é uma riqueza que contém valores espirituais e culturais, disse Jokowi.
Também presente, o Presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon destacou a questão da imigração no mundo por conta da água, afirmando que teremos cada vez mais pessoas mudando de país por conta da disponibilidade hídrica: “Essa explosão urbana é inevitável, então deve-se considerar água e energia desses locais”, completou.
Ele solicitou que países mais pobres tenham dívidas com projetos de água perdoados e lembrou que os governos devem manter a gestão descentralizada da água para um bem maior.
Para mais informações e bastidores sobre o 10º Fórum Mundial da Água siga o Consórcio PCJ no Instagram e fique de olho no nosso site: www.agua.org.br
Foto: World Water Forum