Odebrecht Ambiental lança movimento “Juntos pela Água” para motivar economia de água

A empresa associada ao Consórcio PCJ, Odebrecht Ambiental, responsável pelo abastecimento de água em Limeira, Porto Ferreira e Santa Gertrudes, no interior de São Paulo, dá inicio em agosto a um movimento para incentivar o uso consciente da água nos municípios em que atua, o “Juntos pela Água”. O objetivo da ação é reforçar os hábitos de consumo equilibrados mesmo onde não existe problema de abastecimento, já que a falta de chuvas afeta todo o estado. O lançamento do projeto aconteceu na última segunda-feira, dia 04, na Estação de Tratamento de Água ETA, às margens da Rodovia Anhanguera, em Limeira.

Representando o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, esteve presente ao evento, a subsecretária executiva da entidade, Jussara Cordeiro Santos.

Participaram ainda do lançamento, o diretor de extensão rural Dirceu Brasil e o diretor de educação ambiental, Tiago Georgette, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

As bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, onde estão os mananciais que abastecem Limeira, tem passado por um fenômeno climático extremo em 2014. Desde o inicio deste ano o índice de chuvas está mais de 400 milímetros menor do que a média histórica para o mesmo período. A vazão dos rios Jaguari e Pinhal, chegou na última semana a 22% se comparado com o mesmo período do ano passado. Para abastecer a cidade, a Odebrecht Ambiental capta em média 800 litros por segundo e a vazão atual é de 5.400 litros por segundo.

 “Monitoramos a vazão dos rios 24 horas por dia e trabalhamos pela garantia do abastecimento nas nossas operações. Entendemos que este é o momento de dar destaque ao uso consciente, já que entramos num período sem chuvas e não tivemos a reposição da vazão dos rios como o esperado no inicio do ano”, afirma Tadeu Ramos, diretor da operação de Limeira e vice-presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão do Consórcio PCJ.

 O “Juntos pela Água” reforça a importância da mobilização das famílias, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. “A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e use do bom senso para ajudar a natureza e evitar um cenário mais desagradável em relação à água”, reforça o diretor da operação em Limeira.

 O site www.juntospelaagua.com.br concentra dicas e informações possíveis de serem compartilhadas nas redes sociais com o uso da hashtag #juntospelaagua. O movimento, além de disponibilizar informações incentiva que a própria população compartilhe seus hábitos de consumo numa rede de dicas e informações úteis para todos.

Para o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Junior, a campanha é uma ação preventiva, pois o abastecimento de Limeira está mantido, e oportunidade de levar a mensagem de uso consciente aos moradores. “É papel do SAAE apoiar e incentivar a ação da concessionária”.

O secretário da pasta de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvassori, reforçou que todos juntos, concessionária, Prefeitura e população, cada um fazendo a sua parte, irão unir forças e somar com o resultado do município.

O Consórcio PCJ tem intensificado as campanhas de racionalização do consumo de água e de educação ambiental. A entidade comunicou municípios e empresas da região a necessidade de 50% no consumo de água das Bacias PCJ e do Alto Tietê, onde está a Grande São Paulo, para não exaurirmos o Sistema Cantareira e nem os mananciais da duas regiões. A entidade lançou recentemente o hotsite “Construindo Sustentabilidade” que traz vários equipamentos e materiais que consomem menos água, além de conter dicas sobre diversas formas de como reduzir o gasto com água. Para saber mais acesse www.agua.org.br/construindo-sustentabilidade

hotsite

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo